18 de novembro de 2008

ENTREVISTA EXCLUSIVA A MAURÍCIO VASCHETTO NO SEU MOMENTO ALTO NO FC CRATO

Após o 19º dia de existência do Blog do FC Crato atingimos o melhor momento, traduzido através de uma entrevista exclusiva a um atleta do plantel sénior. Falamos de Maurício Damian Vaschetto, nº 19 do FC Crato, 19 anos de idade, natural de Sastre, Argentina que no último fim de semana foi considerado o melhor jogador em campo pelo Blog do FCC e autor do nosso golo através de um remate intencional de força e colocação. Agradecemos também a Guido Abayian que serviu de intérprete nas situações em que foi necessário.

BdFCC: És natural de um país com grandes tradições no Futebol. Como começaste a jogar Futebol e até que ponto foste influenciado por nomes como Maradona, Valdano, Batistuta ou Cannigia?
Maurício: Comecei a jogar futebol pelo gosto à modalidade e como quase todos os argentinos, jogava na rua com os meus amigos. É tradição na Argentina o futebol de rua e tentarmos imitar os jogadores referidos. Passada essa fase iniciei-me então no clube da minha terra.

BdFCC: Quais os clubes que representaste na Argentina?
Maurício: Comecei no clube da minha terra, Clube Atlético Sastre, depois tive 6 anos vinculado à Escola de Futebol Proyeto Crecer. Tive igualmente experiências no River Plate e San Lorenzo de Almagro. Agora são as cores do Futebol Clube do Crato que defendo.

BdFCC: Como surgiu a oportunidade de vires para Portugal e para o FC Crato?
Maurício:
A Escola de Futebol Crecer envia vários jogadores para a Europa e eu fui um dos consagrados com essa oportunidade. A partir daqui temos um representante que nos informa de clubes que estão interessados e aí surgiu o FC Crato.

BdFCC: Somos um clube pequeno do Alto Alentejo que está a dar os primeiros passos nos Campeonatos Nacionais. O que achas do FC Crato?
Maurício: É um clube que tem ao seu dispôr umas infraestruturas muito bonitas e uma equipa condizente com o estatuto e a exigência da 3ª divisão. De forma a dar uma alegria aos adeptos e a todos os cratenses o clube merece a continuidade nos campeonatos nacionais.

BdFCC: Sei que houve um atraso com a tua documentação vinda da Argentina. O que se passou na realidade?
Maurício: Foi um problema entre a Federação Portuguesa de Futebol e AFA (Federação Argentina de Futebol) que não conseguiram comunicar da melhor maneira, o que impediu que eu estivesse disponível desde o início do época. Esse facto deixou-me triste mas não impediu que deixasse de trabalhar.

BdFCC: Tem havido uma grande instabilidade na equipa em termos de treinador. Pelo que viste do mister Vitor Nozes, achas que é o homem certo no lugar certo? Maurício: Creio que sim. É um treinador que dá confiança e moral aos jogadores. Se é a altura certa e o homem certo, o futuro o dirá e concerteza que esperamos que sim, pois isso é também o melhor para o FC Crato.


BdFCC: Foste considerado pelo Blog do FC Crato, o melhor jogador em campo no jogo com os madeirenses do Machico e fizeste um extraordinário golo. Queres explicar-nos como foi?
Maurício: Recebi a bola um pouco à frente do meio campo, consegui virar-me e ultrapassar o defesa, mantendo sempre o domínio da bola, olhei para a área, vi que não havia nenhum colega a quem passar a bola, estava apenas o Bily mas um pouco descaído para a direita, reparei também que o guarda-redes estava ligeiramente adiantado e tentei a minha sorte através de um remate surpresa. Fui feliz já que a sorte esteve do meu lado.

BdFCC: Achas que vamos conseguir manter-nos na 3ª divisão?
Maurício: Sim, penso que temos equipa para isso e de facto, se a sorte nos acompanhar tenho a certeza que vamos ficar na 3ª divisão. Outro factor de realce têm sido as sucessivas lesões que não têm largado os nossos atletas, casos de Guido, Bily e Indío.

BdFCC: A equipa tem jogado bem, só que falha na finalização. Como se justifica isso?
Maurício: Como disse anteriormente a sorte não tem acompanhado a equipa e o nervosismo e a pressão de ter de ganhar influencia um pouco o nosso rendimento.

BdFCC: Quais as tuas ambições como profissional de futebol?
Maurício: A minha ambição como todos os atletas é chegar o mais longe possível no futebol, nomeadamente a um clube da I Liga.

BdFCC: Outro argentino faz parte do plantel do FCC, Guido Abayian. Ele é importante na tua adaptação?
Maurício: Sim, o Guido ajuda-me muito, ensinou-me algumas coisas do Futebol Português pois já teve um ano no Benfica e a experiência que conseguiu aí transmitiu-a a mim. No dia-a-dia é o meu companheiro de eleição.

BdFCC: Qual o teu clube na Argentina? E em Portugal?
Maurício: Na Argentina torço pelo River Plate e em Portugal não tenho propriamente um clube mas nutro um carinho especial pelo FC Porto porque tem vários argentinos. Graças à vinda do Pablo Aimar para o Benfica comecei a acompanhá-los mais.

BdFCC: Dentro de campo és um jogador tecnicista, versátil e dinâmico. Como és fora dele?
Maurício: Sou tranquilo, sempre bem disposto e pauto a minha vida com um ambiente saudável e de diversão. É um pouco preguiçoso acrescentou Guido Abayian (risos).

BdFCC: Estás feliz aqui? Ou preferias regressar para junto da tua família?
Maurício: Sim, tou feliz aqui e vim em busca de algo de bom e de chegar o mais longe possível.

BdFCC: Como é viveres longe dos teus pais? De que sentes mais falta?
Maurício: Como experiência é agradável mas a falta física da família é dolorosa. O apoio que a família me dá torna mais fácil a adaptação à vida longe de casa. Todos os dias contacto com a família e a namorada pela internet (msn).

BdFCC: Quais os teus hobbys?
Maurício: Jogar playstation, jogos de cartas, ouvir música e internet.

BdFCC: Conhecias o Blog do FC Crato? Se sim que opinião tens sobre este espaço?
Maurício: Não conhecia mas vou passar a estar atento, até porque sou um consumidor de internet. Acho que é uma boa iniciativa, pois dá a conhecer o clube e os jogadores aos cibernautas.

BdFCC: Sentes orgulho em ser o primeiro entrevistado do Blog do FC Crato? Porquê?
Maurício: Sim, é bom ver o nosso trabalho reconhecido. Gostava de ser entrevistado mais vezes como melhor em campo (risos).

BdFCC: Gostavas de deixar uma mensagem aos adeptos do FC Crato?
Maurício: Tenham fé e confiança na equipa e fiquem descansados pois vamos continuar na 3ª divisão. Continuem a apoiar-nos.


O Blog do FC Crato sente-se lisongeado por ter tido a oportunidade de entrevistar tão humilde e tímido atleta e mais uma vez, vem reiterar a confiança na equipa. Ao Maurício só pedimos que continue a jogar da forma que o fez contra o Machico e se possível a marcar grandes golos, pois isso concerteza será sinónimo de pontos e vitórias. Ao Guido Abayian agradecemos também pelo companheirismo demonstrado com o seu colega Maurício, na ajuda que deu à moderação da entrevista.
Muitas felicidades Maurício e Guido, são os votos do Blog do FC Crato.



2 comentários:

Cratolândia disse...

Excelente iniciativa esta de mostrar os novos jogadores da nossa equipa,espero que não fique por aqui.Continua,esta a ser feito um bom trabalho.

Anónimo disse...

Maurizio Vashetto, grande futuro à sua frente...um jovem daqueles que não enganam, boa pinta e capacidade técnica invulgar, felicidades para ele.
João M. Roma