10 de dezembro de 2008

CLAUDEMIR NA 1ª PESSOA




O Blog deu mais uma escapadela ao Estádio Municipal e desta vez para falar com o atleta Claudemir da Silva Freitas, brasileiro de 31 anos com uma larga experiência na modalidade. Foi uma peça fundamental no sucesso da equipa no Parque de Jogos Domingos Pinto no jogo frente ao Igreja Nova conseguindo com uma abnegação e aplicação notáveis superar-se aos seus adversários, nomeadamente no jogo aéreo. Vamos ficar a conhecer este talentoso atleta.


BdFCC: Com que idade começaste a jogar futebol?

C: Comecei aos 10/11 anos a jogar na escola com os amigos e depois fui para uma escolinha de futebol federado. Aos 16 anos fui para o Operário Sport Clube de Mato Grosso.


BdFCC: Que clubes representaste na tua carreira?

C: Como referi anteriormente comecei no Operário de Mato Grosso nas camadas jovens, o último ano de júnior estive no Santos Futebol Clube de São Paulo, depois como profissional no Sport Clube Comercial de Paraná, onde estive 2 anos em 1999 e 2000. De 2000 a 2003 estive no União da Madeira e aí fui campeão da 2ª divisão B, zona sul. Em 2003 e 2004 defendi as cores do Pontassolense na 2ª divisão B e Câmara de Lobos entre 2004 e 2006. Depois seguiu-se uma aventura na Áustria, nomeadamente no Ritzing da 2ª Liga e agora o FC Crato. Pelo meio houve umas peripécias interessantes pois no ano de 1998 estive a um passo de jogar na 1ª divisão alemã, concretamente no Arminia Bielefeld. Infelizmente não fiquei pois na semana em que ia assinar o treinador foi demitido, após um empate frente ao Cottbus. Fiz também um treino no Hertha de Berlim com o mister Jupp Heinkes (ex-treinador do Benfica) mas fui embora, pois ao contrário do que me tinham dito não me puseram a treinar com a equipa principal.


BdFCC: Como surgiu a ideia de seres profissional de futebol?

C: É um sonho desde pequeno e o sonho para ser totalmente cor de rosa era jogar no Flamengo. Tornei-me profissional no Sport Clube Comercial, segui-se o União da Madeira, Pontassolense e Câmara de Lobos. Em todos estes clubes assinei contrato profissional.


BdFCC: O que é que correu mal na tua experiência na Áustria?

C: A equipa era muito jovem e inexperiente mas pessoalmente foi bom pois até recebi convite para voltar em Janeiro, mais concretamente para o Einsestad a militar numa divisão equivalente à 2ª B portuguesa. O clima para um brasileiro também não é o mais agradável, num jogo estavam 7 graus negativos e entretanto começou a nevar. Foi a primeira vez que joguei a nevar.



BdFCC: Sabes que na Áustria aposta-se muito em casas desportivas online?

C: Sim, é verdade. Todos os clubes têm as máquinas da bwin e era um passatempo incrível para os jogadores. Umas vezes ganhava-se outra vez perdia-se mas eu nunca fui apostador.


BdFCC: Como surgiu a possibilidade de representares as cores do FC Crato?

C: Através do meu empresário Ademar. Gostei do projecto e aceitei o desafio. Estou feliz no Crato, acho inclusivamente que fiz uma óptima escolha num clube com condições espectaculares e melhor que muitos da 2ª divisão B.


BdFCC: Que balanço fazes desta tua nova aventura?

C: A que tem sido positiva apesar do mau início de época, com respeito aos 2 treinadores anteriores o mister Vitor Nozes deu outro ânimo à equipa. Individualmente considero que tenho feito um bom trabalho mas ainda tenho mais para dar ao clube.


BdFCC: Foi fácil a tua adaptação neste grupo de trabalho?

C: Sim, encontrei um grande grupo, jogadores educados e simpáticos. Foi um dos melhores desde que estou em Portugal. Estou muito satisfeito com os colegas.


BdFCC: Foste eleito pelo Blog do FCC o melhor em campo no último jogo com o Igreja Nova. Que tens a dizer sobre isso?

C: Fico feliz e não só a mim, agradeço também a Deus por isso e aos companheiros pois sem eles não teria essa boa actuação. Esperemos que assim continue.


BdFCC: Achas que o resultado foi justo?

C: Sim, penso que foi. Devido à expulsão do Vitor ficámos limitados e se ela não tivesse sucedido neste momento podíamos estar aqui a falar de duas vitórias consecutivas.


BdFCC: No início da época eras central juntamente com o Sérgio Delgado. Com a vinda do Clodoaldo ocupas agora a posição de médio defensivo. É uma posição conhecida para ti, ou foi a primeira vez que jogaste nela?

C: Comecei como médio defensivo. No Operário, aos 17 anos o treinador falou comigo e disse-me que a minha posição era central. Na Áustria foi também uma das posições onde joguei e estou totalmente adaptado nela.

Contudo a minha posição preferida é central mas tanto jogo como líbero como a defesa direito de marcação.


BdFCC: Quais as tuas expectativas para o derby alentejano que se segue contra o "O Elvas"?

C: Jogo muito importante para nós e como todos os outros vamos tentar vencer para sair da posição em que nos encontramos. Temos qualidade para estarmos melhor posicionados na classificação.



BdFCC: Qual o teu clube no Brasil? E em Portugal?

C: Flamengo no Brasil e Benfica (risos) em Portugal, por causa do Mozer, Valdo, Aldair e Edilson.


BdFCC: Quais os teus ídolos?

C: Os brasileiros são Ronaldo e Zico mas o melhor de sempre foi o Maradona.


BdFCC: Conhecias o blog do FCC? Qual a tua opinião sobre este nosso espaço?

C: Conheço desde a semana passada e acho muito interessante pois é um incentivo para todos os que gostam do clube pois podem retirar várias informações.


BdFCC: Gostavas de deixar uma mensagem aos adeptos do FC Crato?

C: Podem ter a certeza que o FC Crato vai permanecer na 3ª divisão pois temos bons jogadores e jovens como Guido, Maurício e Renato Castelinho e experientes como Teixeira, Vitor Bernardes, Clodoaldo, Renato Sousa e Índio.


Agradecemos ao Claudemir a oportunidade que nos concedeu em entrevistá-lo e deixou-nos optimistas quanto ao futuro, tal a certeza com que afirmou que iríamos ficar na 3ª divisão. Claudemir, és GRANDE, muito parabéns e felicidades.



4 comentários:

Anónimo disse...

Claudemir, grande jogador,defesa ou médio um belissímo jogador que todos os adeptos do FCC admiram e gostam de ver jogar.
No Futebol, para além da categoria e capacidade técnico-fisica é preciso ter sorte e Claudomir nao terá tido a sorte que o poderia catapultar para um patamar muito acima do que ele conseguiu até hoje e que a sua categoria, o seu futebol e principalmente o seu elevado profissionalismo assim o justificavam.
Um abraço
Joao M. Roma.

Cratolândia disse...

Quero deixar aqui uma palavra de incentivo a Claudemir,pois tem se mostrado um jogador de extrema imortância para a equipa do FCCrato, e pela humildade demostrada na sua entrevista ao Blog, bem merece que a sote lhe sorria.
Quero deixar aqui também um abraço ao sempre interventivo amigo João M. Roma pela magnífica maneira de estar no desporto e neste caso mais concreto no sempre bem vindo apoio à equipa de todos nós.
Rui Rodrigues

CratoSempre disse...

Claudemir, ânimo e coragem nesta fase de infelicidade que estás a atravessar. Desejo-te um excelente e rápida recuperação e desejo que regresses ainda mais forte.

Anónimo disse...

Para Claudemiro, deixo aqui um abraço e votos de rápida recuperaçao da grave lesao que contraiu em vésperas de Natal.
Claudemiro nao merecia um Natal assim....
Com a mesma capacidade com que dribla e desarma os adversários, certamente também irá desarmar e driblar o infortúnio que lhe aconteceu.
A vida tem muitas vezes dias sombrios e tristes,porém nenhum deles dura eternamente...
Um abraço e cá o esperamos para os desarmes de "carrinho" que faz como ninguém...
Joao Manuel Roma