10 de março de 2009

Vitor Silva "Até hoje procuro resposta porque não jogo."



Depois da vitória no terreno do Cartaxo decidimos ir conhecer melhor um atleta que desde a 12ª jornada, eclipsou-se quase na totalidade, pois pouco tem jogado desde aí. É ele Sinvaldo Victor de Oliveira Santos, brasileiro de 32 anos. Ouvimo-lo na companhia de Simon, um dos seus dois filhos, pois o outro permanece no Brasil. Transmite tristeza e amargura no seu olhar, pois ultimamente não tem feito aquilo que mais gosta, jogar futebol e ajudar a sua equipa. Vem daí e fica a conhecer um pouco mais do Victor.


BdFCC: Com que idade começaste a jogar futebol?
VS:
Comecei a jogar nos escolinhas com 11 anos. Os escalões etários no Brasil são diferentes de cá.



BdFCC: Quais os clubes que representaste na tua longa carreira?
VS: 7 de Setembro de Alagoas em ca
madas jovens até me profissionalizar, depois fui para o Alagoas e em seguida CSA que é o ex-clube de Scolari (último como jogador e primeiro como treinador). Depois fui para a 2ª divisão do campeonato catarinense, Águia do Vale que é o ex-Glória.


BdFCC: Quais os teus ídolos do futebol brasileiro e português?
VS:
Sou fanático pelo Zico no Brasil, inspirei
-me muito nele e cá em Portugal admiro imenso o João Vieira Pinto. No Brasil é um dos jogadores mais conhecidos por causa da dupla que fez com Mário Jardel no Sporting.


BdFCC: Fazes do futebol a tua profissão. Foi difícil tomar essa decisão?
VS: A minha decisão foi tomada a partir de muito jovem, pois toda a criança tem esse sonho. No Brasil não é fácil pois a concorrência é grande. Mantive esse sonho lutando muito para atingir o objectivo que graças a Deus se concretizou.


BdFCC: E depois do Futebol. Que planos tens para o teu futuro? VS: Nós temos planos quando terminar o futebol. Não temos uma estabilidade muito boa porque não consegui ganhar muito com o futebol. Mas o objectivo passa por cursar em Portugal para profissionalizar numa área que de momento ainda não está definida.

BdFCC: Como surgiu a hipótese de representares o FC Crato? Qual a tua opinião sobre o grupo de trabalho?
VS:
A oportunidade surgiu quando estive em
Aldeia da Mata e um dos conselheiros foi o conhecido Sr. Chico Amieira que sabia que eu jogava Futebol e me propôs a oportunidade de vir para o Crato para realizar a pré-época com os meus companheiros. Graças a Deus correu-me bem e fui integrado no grupo. Relativamente ao grupo, acredito muito na manutenção do FC Crato porque sei que os companheiros estão focados num só objectivo, que são as vitórias.

BdFCC: Há rumores que no grupo de trabalho falta amizade e companheirismo entre os jogadores. Isso corresponde à realidade?
VS: Na verdade eu acho que é especulação porque se isso realmente acontecer não é do meu conhecimento. Se as coisas não estão como planeamos é porque nos tem faltado a sorte. Temos um bom balneário e vamos dar a volta desejada com a força e união de todos.


BdFCC: A tua posição é defesa esquerdo. Sentes-te apto a adaptar-te a outras?
VS:
Concerteza, desde as camadas jovens sempre fui utilizado noutras posições, nomeadamente médio e extremo. Nunca senti dificuldades dessa natureza, principalmente na posição de médio esquerdo, onde até fui utilizado várias vezes no FC Crato.



BdFCC: Como todos nós sabemos, Vitor Nozes é o 3º treinador da época. Como classificas a tua relação com ele
?
VS:
Não é a melhor relação pois há pouco diálogo entre nós. Não há muita proximidade entre ambos. Se calhar temos um relacionamento diferente do que o mister tem com outros jogad
ores que o conhecem à mais tempo. No entanto isso não quer dizer que eu e ele tenhamos alguma coisa, um contra o outro. Jamais, estamos juntos nessa caminhada e vamos estar todos unidos.

BdFCC: Dá-nos a tua opinião acerca das mudanças de treinador que aconteceram no clube?
VS:
Teve algumas mudanças sim senhor, inclusive eu fui influenciado com a mudança. Eu acho que quando o treinador muda a sua estratégia é porque ele sabe o que está fazendo visando uma solução para o que não está bem. No meu caso, quando fui substituíd
o, realmente estava há 5 jogos sem jogar, perdi um pouco do ritmo inicial, como aconteceu igualmente com outros companheiros que não se sentiram a 100% mas nem por isso deixaram de ter outras oportunidades, coisa que comigo não tem acontecido.


BdFCC: Foste praticamente sempre titular até à 12ª jornada, jornada essa em que foste expulso, curiosamente frente ao nosso próximo adversário, o Igreja Nova. A partir daí as oportunidades de jogares têm sido escassas. A que se deve esse "desaparecimento" do Vitor Silva?
VS:
Até hoje eu procuro a resposta. Até es
se jogo do Igreja Nova eu estava bem e a equipa igualmente pois à 5 jogos que não perdíamos. Pensei que o facto de estar de fora tanto tempo se deva ao facto de estar sem ritmo de jogo mas tenho procurado treinar com muita intensidade e adquirir a minha forma física, pois o ritmo de jogo só se consegue jogando pelo qual não tou tendo a minha oportunidade.


BdFCC: A situação classificativa do clube é muito delicada nesta altura. O que tem faltado à equipa para além de marcar mais um golo que os adversários?
VS:
Eu acho que um pouquinho mais de empenho de nós jogadores em algumas partidas que deixamos escapar a vitória no término dos jogos e se tivéssemos segurado e ganho esses jogos, estávamos neste momento num lugar mais confortável.



BdFCC: Após o excelente resultado no Cartaxo, eis que se aproxima no final, sendo que nesta o adversário é nada mais nada menos que o 2º classificado. Na 1ª volta "arrancámos" lá um empate, bom resultado tendo em conta a qualidade do adversário e as dimensões do campo. O que podemos esperar da equipa para este importante desafio?
VS: Creio muito na vitória do Crato neste Domingo porque estou vendo a nossa equipa muito focada nos objectivos que o Crato espera atingir que é ganhar os dois próximos jogos e somar o maior número de pontos para enfrentarmos a série seguinte e podermos lutar na tabela com os outros adversários e concerteza vai dar, porque não sou eu que digo, são os números.


BdFCC: Tens a felicidade de ter contigo esposa e filho. Concerteza isso ajuda a que consigas uma melhor estabilidade?
VS: Concerteza, a família é o esteio da casa, nessa fase difícil que estou a passar em relação a não poder ajudar com toda a nossa vontade o FC Crato jogando.

BdFCC: As condições climatéricas estão melhores actualmente. Como foi a tua adaptação ao nosso inverno rigoroso?
VS:
Nossa, não pensei de ter tanta dificuldade em me adaptar ao clima de Portugal, principalmente no Alentejo, porque o Inverno aqui é muito frio. Tinha dificuldade em aquecer rapidamente
e se não aquecesse como devia, sentia muito frio e dores nos pés e mãos ao ponto de não os sentir.


BdFCC: Já tiveste a oportunidade de navegar no blog dos verdadeiros adeptos do FCC. Que pensas dele?
VS:
Sim, fico contente de saber que existe um blog pelo qual traz muita informação sobre o clube e os jogadores para que os adeptos os fiquem a conhecer melhor.


BdFCC: Os jogadores costumam falar deste nosso espaço?
VS:
Sim concerteza
, nós interagimos uns com os outros a falar sobre o blog. Quando um jogador tem a oportunidade de ser entrevistado porque de uma forma ou de outra é bom para a motivação e estímulo dos jogadores.

BdFCC: Deixa uma mensagem aos adeptos do FC Crato?
VS: Concerteza podem ficar tranquilos que no que depender de nós jogadores e da comissão técnica, vamos dar tudo e mais um pouco para que nos mantenhamos na 3ª divisão do nacional. Venham apoiar-nos pois não ficarão desiludidos.

Força Victor, continua a trabalhar e a incentivar os companheiros pois só assim o bom espírito de grupo reinará.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vitor Silva, procura a resposta porque não joga... o que lhe posso dizer é que é um excelente jogador, parece-me um atleta a sério e....também tenho alguma pena que não seja titular nesta equipa do Futebol Clube do Crato, se eu fosse o treinador...jogaria concerteza, mas como não sou....
Resta-me dar-lhe ânimo e tenho a certeza que ainda esta época será titular do FCC.
A responsabilidade é do treinador,que com toda a certeza quer sempre o melhor para a sua equipa, cabe a ele decidir ainda que por vezes possamos não concordar...há que levantar a cabeça e perceber que o futebol, não é, nem será nunca uma ciência exacta e por vezes tem mesmo coisas...inexplicáveis.
Um abraço para o Vitor Silva e as melhores felicidades para o seu futuro.
João M. Roma

Bancada Central disse...

Vitor Silva, sem duvida uma das mais valias deste plantel, compreendo perfeitamente o que sentes, pois o mundo do futebol é muito injusto meu caro, num estalar de dedos passamos de bestiais a bestas.

Aquilo que te posso dizer, é que continua a ser como és, um grande profissional............tenho a certeza aue o regresso está para breve, pelo menos assim espero.....e tu também ;-)

Um grande abraço deste adepto e "colega" de posição (defesa esquerdo).

Cratolândia disse...

Vitor Silva tens mostrado ser um jogador com grande garra e entrega, um dos que vi, só baixar os braços depois do apito final. As decisões dos treinadores nem sempre são as mais acertadas, mas temos que respeitá-las. Acredito perfeitamente que mais tarde ou mais cedo o teu grande valor vai ser reconhecido.Como adepto do FCCrato é uma honra que sejas nosso jogador.
Felicidades e grandes sucessos desportivos.