10 de abril de 2009

Billy e Renato Moreno



Na véspera da deslocação a Sintra onde defrontaremos o 1º de Dezembro em mais uma final no assalto à manutenção, fomos falar com dois jovens que foram considerados por nós, os melhores em campo na recepção ao Câmara de Lobos. Fábio António Pereira Martins (Billy) de 24 anos com dois golos fantásticos e Renato Jorge da Cruz Moreno, 25 anos, com uma disposição táctica acima da média dão-nos a conhecer um pouco de si.

BdFCC: O futebol começou com que idade? Onde? Que clubes já representaste?
B:
Iniciei o futebol com 6 anos de idade no clube da minha cidade, o Eléctrico da Ponte de Sôr. Os clubes que representei foram o Eléctrico e o Sporting (infantis) mas por opção desisti e regressei a Ponte de Sôr.
RM: Comecei a jogar com 8 anos no clube da minha terra, o Atlético Clube de Pernes. Fiz as camdas jovens na Escola de Futebol do Concelho de Alcanena onde permaneci até sair para o Alcanenense como sénior. Aí estive 2 anos, 3 anos no Amiense e 2 anos no Chamusca.

BdFCC: Qual o teu clube favorito?
B: O meu clube é o Benfica.
RM: Neste momento é o FC Crato mas simpatizo com o Benfica, apesar de ser incapaz de me zangar com algém por causa deste.

BdFCC: Qual a tua profissão extra-futebol? Como concilias ambas as actividades?
B:
Para além do futebol sou estudante do curso de Animação em Turismo Equestre. Os horários do curso e do futebol são compatíveis.
RM: Sou operador de armazém. É complicado mas quando se gosta de uma coisa fazem-se sacrifícios. Eu adoro jogar futebol. Levanto-me todos os dias às 5h30 da manhã e chego a casa por volta das 15h15. Por vezes só tenho tempo de comer qualquer coisa, tomar um banho e ir para o treino. Depois dos treinos chego às 23h00 a casa, durmo 4/5 horas por noite durante a semana. Sábados é quando consigo descansar um pouco mais para estar bem nos jogos

BdFCC: Qual a razão da alcunha Billy?
B: Sinceramente não sei, apenas me recordo que desde criança me tratam por Billy.


BdFCC: Como surgiu a hipótese de vires representar o FC Crato e quais foram as razões que te levaram a aceitar este projecto?
B: Surgiu a partir do mister João Vitorino. A primeira razão que me levou a aceitar este projecto foi o querer jogar noutro clube e a segunda foi ter conhecimento da saída de dois colegas meus do Eléctrico para o FC Crato.
RM: A hipótese surgiu quando eu menos esperava. Eu nem conhecia o clube. Quando jogava no Chamusca joguei contra a equipa do mister João Vitorino, fiz um bom jogo e ele ficou logo interessado em que eu representasse uma equipa dele. As minhas razões foram só duas, ir jogar no nacional e porque iria representar um clube com um projecto interessante.

BdFCC: Quando tomaste esta decisão estavas ciente das dificuldades que o clube teria, já que estamos a falar da primeira vez em toda a história do clube, que este participaria numa prova nacional?
B: Sim, porque sabia que a equipa não era conhecida a nível de 3ª divisão.
RM: Tudo o que é mais difícil é mais saboroso. Sou uma pessoa que gosta de desafios e poucas vezes ou nenhumas tenho medo de enfrentá-los. Não pensei nas dificuldades porque quando se tem ovos conseguem-se fazer omoletes e de facto o FC Crato tem ovos.

BdFCC: Já tens alguma experiência como jogador, logo já vais tendo também algum "calo" nestas andanças. Foi fácil para ti a integração no grupo?
B: A minha integração no grupo foi fácil devido à boa equipa que o clube tem.
RM: Sim foi fácil para mim a integração no grupo. Sou uma pessoa de integração rápida e com muita facilidade de conhecer as pessoas.

BdFCC: Excelente exibição de ambos contra o Câmara de Lobos. Partilhem connosco como foi?
B: Fiquei bastante contente pela exibição que protagonizei e pelos golos que fiz. Fiquei feliz por ajudar a equipa e por as pessoas terem gostado do meu desempenho.
RM: Foi um jogo onde as coisas me sairam bem e podem contar com o Moreno para o que der e vier. Sinto-me bem e espero dar continuidade a este momento de forma, apesar de andar com algumas mazelas físicas. Prometo até ao final cumprir com os objectivos da equipa de ficar no nacional.

BdFCC: Na nossa óptica foi um jogo com altos e baixos, mas com a equipa quase sempre a responder bem. Na tua opinião o que falhou para alcançar os 3 pontos?
B: Seria necessária mais concentração por parte da equipa. É possível que a falta de concentração se tenha reflectido na deficiente concretização do penalti.
RM: Mais um golo (4-3). O que nos faltou foi falta de concentração. Entrámos para a 2ª parte em bicos dos pés a pensar que o jogo estava ganho mas o jogo só acaba quando o árbitro apitar. Também errámos nos momentos cruciais, nomeadamente na finalização e concentração da linha defensiva.

BdFCC: Foram considerados como dos melhores em campo pelo blog dos verdadeiros adeptos. Que têm a dizer sobre isso?
B: Apenas noto que o trabalho que desempenhei durante a semana se reflectiu durante o jogo.
RM: Fico contente e satisfeito mas nada mais. O que interessa é o FC Crato e eu faço parte dele.


BdFCC: Acreditamos que já conheciam o blog. Costumam visitá-lo? Qual a vossa opinião?
B: Para ser sincero já tinha conhecimento da sua existência mas ainda não o visitei.
RM: Sou pouco ligado à internet porque não tenho computador em casa mas já conhecia o blog. Acho interessante e concerteza que com esta iniciativa no futuro mais clubes irão aderir.

BdFCC: Próxima jornada mais uma final, deslocação difícil ao 1º Dezembro, equipa essa que foi derrotada frente ao Atlético do Cacém, logo mais que nunca quererá rapidamente redimir-se desse "deslize". Quais os ingredientes necessários para contrariar o favoritismo do adversário?
B: Simplesmente a nossa concentração em campo.
RM: Os ingredientes são aqueles que eu acredito que o FC Crato vai impor em campo, trabalho, concentração, ajuda, muita humildade e acima de tudo só deixarmos de lutar quando o árbitro apitar para o final do jogo.


BdFCC: A equipa deu-nos fortes motivos para acreditarmos que é possível atingir o objectivo manutenção. Como acham que está a moral da equipa?
B: A equipa está confiante e optimista.
RM: Está muito calma porque sabemos das dificuldades que nos esperam mas remando todos para o mesmo lado e trabalharmos todos em prol do clube, iremos atingir os nossos objectivos.

BdFCC: Acham que o FC Crato vai conseguir manter-se na 3ª divisão?
B: Sim, com o sacrifício e empenho de todos os jogadores.
RM: Sem dúvida, as contas só se fazem no final e acredito que até ao final o FC Crato não perde mais jogos.


BdFCC: Deixem uma mensagem aos adeptos?
B: Aconselho os adeptos a confiarem em nós e a continuarem a apoiar e a admirar a equipa, não são só em momentos de vitória mas também naqueles menos bons, caso contrário não considero adeptos.
RM: Contém connosco e espero que nos acompanhem porque o FC Crato merece permanecer nos nacional e o grupo promete-vos isso.

Parabéns aos atletas e um agradecimento especial ao Renato Castelinho pois prontificou-se a tirar as fotos na impossibilidade dos administradores do blog o fazerem.

2 comentários:

João M. Roma disse...

Billy e Renato Moreno, dois jovens jogadores que muito têm dado ao FCC.
Billy, agora num excelente crescendo de forma, que já antes ( quando uma arreliadora lesão o apoquentou durante dois meses ) tinha evidenciado. Um jogador explosivo e rápido que faz golos de grande beleza técnica.
Injustamente expulso no sábado em Sintra,quando com a sua velocidade e capacidade de drible, alguém percebeu que era melhor colocá-lo fora das quatro linhas...não fosse ele fazer ainda algum golo e dar a vitória ao FCC... naquele fatídico jogo ante o 1ª de Dezembro.
Renato Moreno, um dos jogadores mais correctos que vi até hoje dentro das quatro linhas, jogador pendular e de uma regulariedade impressionante tem sido pedra influente na equipa, mesmo em jogos onde possa parecer que a sua "fineza" de trato na bola não será para ali chamada...Mesmo nestes jogos tem sempre feito o melhor e aqui no Crato, ante o Câmara de Lobos (3-3) terá sido mesmo o melhor em campo.
Felicidades para ambos para a sua carreira.
João M. Roma

Cratolândia disse...

Dois bons jogadores que fazem parte do plantel do nosso FCCrato e que sem sombra de dúvidas são uma mais valia.
Aprecio bastante a maneira de Renato Moreno tratar a bola a fazer lembrar o veterano jogador do Manchester United Ryan Giggs, com excelente visão de jogo e sempre bem posicionado.Já Billy tem sido um jogador com bastantes oscilações durante a época, mas mesmo assim demonstra que é um jogador que pode decidir partidas com a sua poderosa técnica individual e com a sua facilidade de rematar.

Desejo a ambos os atletas os maiores sucessos desportivos e pessoais.