Olá a todos, trazemos-vos hoje mais uma grande entrevista deste espaço, é certo que o entrevistado já é repetente, mas quem melhor para nos fazer a retrospectiva da época do que o comandante das tropas cratenses, é claro que estamos a falar de Vítor Nozes, sendo assim voltamos mais uma vez ao “Bar da Liga”, nome carinhosamente utilizado para definir o estabelecimento comercial do mister, café o Semeador.
Bdfcc: Mister, eis que chegamos ao final da época, no seu entender e experiência, que balanço faz desta?
VN: Em principio e em relação aos objectivos que me foram propostos, não foi uma época boa, pois não conseguimos esses mesmos objectivos. Em relação à experiência essa foi boa, conheci novas pessoas, uma nova realidade em termos de futebol e organização. Falando da equipa em si penso que estava bem melhor que no inicio, pois melhorou substancialmente o futebol praticado.
Bdfcc: O Vítor Nozes chegou ao clube à 7ª/8ª jornada (salvo erro), ainda havia muito campeonato pela frente, o que falhou mais concretamente?
VN: Realmente os objectivos não foram alcançados, e neste aspecto talvez tenha habituado as pessoas do futebol mal, pois em diversas situações consegui ser o “bombeiro” de serviço, apagando os fogos, infelizmente no caso do FC Crato isso não foi possível, pois o fogo realmente alastrou e não conseguimos controlá-lo totalmente. Por vezes também nos falta uma pontinha de sorte, como tudo na vida, é um factor indispensável.
Bdfcc: Na sua opinião acha que a inexperiência foi fundamental o fracasso em relação à manutenção?
VN: Isso é tudo conjunturas que se podem por, suposições que se podem ter, mas não gosto de falar nos meus antecessores, seria muito fácil para mim falar neste ou naquele, como fazem em relação a mim, culpando-me de tudo, mas também é verdade que se estivesse desde o principio, teria feito as coisas de outra forma, não com isto querer dizer que fossem melhores ou piores, pois adivinhar é proibido.
Bdfcc: Em termos de plantel, quais as carências que mais sentiu? E o que mudaria se tivesse abraçado o projecto desde iinício?
VN: Esta é uma pergunta que não seria muito ético e correcto da minha parte, estar a falar de quem constituiu o plantel, como já referi tinha-lo feito de outra forma, agora que este estava desequilibradíssimo, isso estava.
Bdfcc: Qual a sua relação com os jogadores,
sentiu que estiveram sempre consigo, ou houve algum distanciamento?
VN: Eu penso que se criou muita expectativa com a minha chegada, reforçando esta ainda mais, depois de estarmos 5 jogos sem perder. Fazendo um balanço em termos de plantel, não foi, nem de longe nem de perto o melhor em termos de união, pois sei que haviam jogadores que poderiam ter dado muito mais, não querendo logicamente mencionar quem quer que seja.
Bdfcc: Falando agora mais nesta 2ª fase do campeonato, consideramos como principal causa de insucesso, o “roubo” de que a equipa foi sujeita na deslocação a São Pedro de Sintra, defrontando nesse jogo o 1º de Dezembro, encontro esse que ficaria marcado pela expulsão de 3 dos nossos jogadores (Clodoaldo, Bily e Renato Sousa). Gostávamos que nos contasse mais pormenorizadamente o que aconteceu?
VN: Na minha opinião o jogo que nos marcou ainda mais que este, foi o jogo anterior, em que recebemos o Câmara de Lobos, neste não nos podemos queixar da arbitragem, pois, estivemos a ganhar 2-0, e ainda poderíamos ter feito o 3-
Bdfcc: Inevitavelmente estas expulsões acarretaram obviamente castigos ( e bem pesados neste caso), relembrando, Clodoaldo (2 jogos), estaria disponível para os 2 últimos embates da fase, Renato Sousa (3 jogos), apenas estaria disponível para o ultimo jogo frente ao Cacém, e por ultimo Bily (4 jogos), não jogaria mais. Qualquer um deles titular indiscutível, não foi fácil lidar com estas adversidades todas pois não mister?
VN: É lógico que não, no jogo seguinte o Filipe Romão lesionou-se, ficando também ele arredado desta fase final da prova, mais uma contrariedade, para além das outras já referidas, agora é óbvio que todos eles fizeram falta, pois eram jogadores que vinham fazendo a diferença nos diferentes sectores que ocupavam. Agora volto a dizer é principalmente nestas situações que se distinguem as equipas com objectivos definidos.
Bdfcc: Após este encontro a equipa consegue uma vitória caseira folgada por 3-1 frente ao Cacém, e de seguida segue-se a deslocação à Câmara de Lobos, em que o FC Crato sai derrotado por 3-2, depois de ter chegado ao intervalo na posição de vencedor, depois do regresso das cabines e em praticamente 15 minutos a equipa encaixa 3 golos, inadmissível não acha? Qual a principal causa deste completo desnorte da equipa?
VN: É futebol! Quem anda neste mundo sabe que as coisas por vezes não correm bem, e neste caso foi o que aconteceu, foi nesse mesmo jogo que o Filipe se lesionou, tendo que o substituir ao intervalo, talvez a minha opção, e as minhas mudanças não tenham sido as melhores, mas também deixem que lhes diga uma coisa, e perdoem-me desde já o que vou dizer em relação a esse jogo, é que a bola é redonda…
Bdfcc: De regresso a casa, recepção ao 1º de Dezembro, num jogo que seria fundamental a vitória, para chegar ao 2º lugar do grupo, alcançando assim um lugar que lhe daria provavelmente a manutenção. Na nossa opinião terá sido provavelmente o pior jogo da equipa nesta fase, vimos uma equipa sem “chama”, sem alma, arriscamos até dizer sem vontade. Qual a sua análise sobre este encontro mister?
VN: Acho eu, que foi um jogo em que se tivéssemos ganho, poderíamos estar a fazer outras contas, mas esse jogo foi para mim, e concordando um pouco convosco, um dos piores enquanto estive no FC Crato. Agora mais uma vez foi visível a falta de capacidade da maior parte do grupo de trabalho, em saber lidar com a pressão exercida devido à necessidade de pontos, agora alheio a tudo isto o importante é sempre ganhar, e até o poderíamos ter feito, pois houve ocasiões para marcarmos e sairmos vitoriosos.
Bdfcc: O FC Crato chegava à última jornada em 3º lugar do grupo, deslocava-se ao Cacém, e uma vitória ainda poderia por a equipa na “calha” da manutenção (caso o 1º de Dezembro não vencesse o Câmara de Lobos). Ao contrário da jornada anterior, o colectivo funcionou na perfeição, e arrancou um excelente resultado, vitória por 1-4. Será inevitável não perguntar isto mister, onde estava esta equipa no jogo anterior?
VN: Com a resposta que lhes vou dar, talvez já me comece a tornar um pouco maçador, pois estou constantemente a referir as mesmas situações, as mesmas coisas, agora sem dúvida foi um jogo em que jogamos mais desinibidos.
Bdfcc: Deixando agora um pouco a parte técnica, viramo-nos para a parte directiva. Qual a relação Vítor Nozes/Direcção do FC Crato?
VN: A relação é simplesmente a mesma com a que tive com os dirigentes dos outros clubes por onde passei, uma relação de amizade, agora é lógico que se calhar não estarão muito contentes, pois não se conseguiu o tão almejado objectivo, mas sabem também que a miha intenção foi sempre a melhor.
Bdfcc: No jantar de encerramento de época que lamentavelmente não contou com a nossa presença, alguns jogadores assinaram ao contrário do mister Nozes. Sente que a futura direcção não conta consigo ou têm conversado sobre o assunto?
VN: Eu neste momento, e se calhar pode surpreender muita gente, ainda sou o treinador do FC Crato, pois tenho contrato válido até dia 30 de Junho, só que optei por receber apenas até ao dia em que trabalhei, ou seja o dioa 10 de Maio. Agora se contam comigo para a próxima época ou não, esse será um assunto que não serei eu logicamente a responder, e sim a respectiva direcção. Vamos ver o que nos reserva o futuro, eu sei e deixa-me triste ter sido criada uma imagem minha que não corresponde à verdade. Em relação à ausência do blog, acho sinceramente que deviam ter estado presentes, pois foram sem dúvida um dos “motores” de propaganda do FC Crato durante a época, mas como sabem não me competia a mim essa tarefa, a de os ter convidado.
Bdfcc: Mas o que se passou na realidade, pois o actual presidente do FC Crato referiu numa rádio local que Vítor Nozes seria o treinador para a próxima época, mesmo que a equipa baixa-se ao escalão distrital.
VN: O que se passou não sei, tudo quanto sei é que nesse jantar de final de temporada, despedi-me das pessoas e ninguém me disse se continuava ou não. Agora se realmente ele disse, há que o questionar a ele e não a mim.
O desabafo do mister:
Lembro, e não gostando falar muito de mim, mas para as pessoas menos atentas, ou que se fazem passar por tal, enquanto jogador fui o que fui, provavelmente o único jogador do distrito de Portalegre campeão nacional da III divisão por duas vezes, fiz parte dos momentos mais marcantes do futebol em Portalegre, nos fabulosos anos de 70/80, jogando quase sempre inferiorizado fisicamente, devido às sucessivas intervenções cirúrgicas a que fui sujeito.
Como treinador, e para aqueles que se fazem de esquecidos, ou que fazem comparações descabidas e sem nexo, lembro que ao contrário de outros, optei por esta vida, quando tinha um emprego efectivo na melhor fábrica da cidade, situação essa que já havia referido antes na anterior entrevista neste espaço. Contudo não sou um treinador de fim de semana, sou-o a tempo inteiro e 24 horas por dia. Fala-se também que sou um treinador ultrapassado, e eu pergunto, o que é um treinador actualizado? Um que começou agora? Acho que não, mas essa é a minha opinião.
Para terminar gostaria apenas de mandar um abraço a toda a massa associativa do FC Crato, e aos desportistas em geral.
E assim terminamos mais um grande momento do nosso blog, desta feita agradecemos profundamente a hospitalidade de Vítor Nozes e respectiva esposa, realçando também os dotes do mister para a cozinha, qual Michel, qual Goucha, Vítor Nozes é também bom líder na cozinha, pois estava simplesmente divinal a bela favada que confecionou.
Mister obrigado por tudo e votos das maiores felicidades.
7 comentários:
Excelente entrevista que o amigo Vitor Nozes nos concedeu misturada com uma bela favada, revelando os seus dotes culinários.
Já em relação aos seus préstimos como treinador do FC Crato, penso que a conjuntura não o ajudou. Por diversas vezes ele se apercebeu da animosidade vinda da bancada de determinadas pessoas, o que convenhamos não foi saudável para ninguém, principalmente para a equipa.
A análise que faço como um dos administradores do blog dos verdadeiros adeptos, é que houve falta de sensibilidade e falta de conhecimento técnico e científico sobre o desporto de determinadas pessoas que dirigem o FC Crato.
O lado disciplinar da direcção do clube deveria ter funcionado em diversos momentos, pois aquele grupo de trabalho que ali se via, só tarde perceberam que a união de todos era importante. Os grupinhos são dispensáveis numa equipa de futebol e o salutar convívio entre jogadores, equipa técnica e direcção sob a forma de uma petiscada por exemplo, era importante para ajudar a criar esses laços de amizade. Só treinar e jogar não ajuda a criar esses laços. O petisco pontual, bebendo um copo ou outro, sem embebedar, concerteza ajudava a fortalecer o espírito de equipa.
Em suma, continuo a achar que foi gratificante ver o FCC no Nacional da 3ª divisão e espero num futuro próximo voltar a ver grandes desfios no MUnicipal do Crato e com óptimas assistências.
Viva o FC Crato, viva o Blog dos Verdadeiros Adeptos do FC Crato
Cratenses, adeptos do FC Crato
Não obstante a toda esta ilusão que se criou c/ a vinda do Sr.º Victor Nozes para o FCC, esta é a pura realidade(Vem sempre ao cimo):
* Métodos de Treino = 0
* Como pessoa = 0
* Amigo?! De quem? = 0
Não retiro valor ao que ele fez no passado. Isso está gravado, mas o Presente?! Vamos viver do Passado? Já chega o Benfica.
*** Depois, é fácil: Olhamos para trás e descobrimos os culpados(antecessores). Como é possível?
Não ficava mal admitir que o futebol dos anos 70/80 não é = ao futebol actual. Não ficava mal admitir que quando pegou na equipa disse ao Grupo que o Plantel tinha valor para ficar nos 6 Primeiros Lugares. Agora já não prestam.
Bom, Termino com um pedido de desculpa às pessoas que gostam e TRABALHAM NA VERDADE para o Crato. Esses não mereciam esta descida! Tivem Brio em tudo o que fizeram.
O grupo é verdade que tinha de dar mais...Mas para que serve um Líder?!
Para liderar na Relva ou no Gabinete...
Cumprimentos
Desde já os meus parabéns a toda a equipa do blog dos verdadeiros adeptos do FC Crato, por todo o trabalho realizado!!!
Durante a entrevista referiram que alguns jogadores já assinaram para a próxima temporada. Podem avançar com nomes?
Relativamente ao “Mister” para a nova época, apesar de nada ter contra o Sr.Nozes, preferia alguém mais ambicioso no banco do nosso FCC, alguém com garra e fibra para pôr os jogadores a jogar à bola como deve de ser e para ser campeão distrital, mas sobretudo alguém que forme uma boa equipa pensando não apenas nesta época que vem mas também na próxima.
Não conheço suficientemente bem o futebol do distrito para avençar com nomes, mas de certeza que existe alguém com essas características.
Por ultimo, e como a época já terminou, proponho aqui ao pessoal do blog uma votação para eleger os melhores do FC Crato nesta época, jogadores; dirigentes; treinadores; massagistas, adeptos, etc…
Fica a ideia.
Um abraço
E lembrem-se que Flor da Rosa não é Crato!!!
Desde já os meus parabéns a toda a equipa do blog dos verdadeiros adeptos do FC Crato, por todo o trabalho realizado!!!
Durante a entrevista referiram que alguns jogadores já assinaram para a próxima temporada. Podem avançar com nomes?
Relativamente ao “Mister” para a nova época, apesar de nada ter contra o Sr.Nozes, preferia alguém mais ambicioso no banco do nosso FCC, alguém com garra e fibra para pôr os jogadores a jogar à bola como deve de ser e para ser campeão distrital, mas sobretudo alguém que forme uma boa equipa pensando não apenas nesta época que vem mas também na próxima.
Não conheço suficientemente bem o futebol do distrito para avençar com nomes, mas de certeza que existe alguém com essas características.
Por ultimo, e como a época já terminou, proponho aqui ao pessoal do blog uma votação para eleger os melhores do FC Crato nesta época, jogadores; dirigentes; treinadores; massagistas, adeptos, etc…
Fica a ideia.
Um abraço
E lembrem-se que Flor da Rosa não é Crato!!!
Vitor Nozes, deixou mais uma entrevista, esta mais em ritmo de balanço a uma época que realmente ficou aquém do que todos nós verdadeiros adeptos do FCC esperavamos.
Ao longo da época também discordei de algumas opções e decisões que ele tomou. Eu treinador, teria feito de outra forma, o que é natural não significando com isto que as minhas opções teriam sido as melhores e teriam resolvido o problema do FCC. No futebol temos de ter a capacidade para aceitar as criticas e Vitor Nozes como "leader" do grupo terá encaixado essas criticas, naturalmente umas mais justas que outras... O futebol é assim mesmo e jamais deverá ser encarado como um meio de separar as pessoas, mas sim como uma forma salutar de as aproximar, ainda que com opiniões divergentes e por vezes mais ou menos exacerbadas na sua forma de expressar.
Tenho a certeza que Vitor Nozes, terá dado o seu melhor,tal como o dava enquanto grande defesa central, não conseguiu porém atingir os objectivos, terá tido as suas culpas no inêxito, é evidente que sim, até porque era o principal timioneiro da equipa, no entanto, para além dos erros que, eventualmente, terão sido cometidos, e como ele diz a determinada altura da sua entrevista, houve de facto muita infelicidade e a bola é redonda...
Aqui, Vitor Nozes tem mesmo toda a razão, dúvido que alguma equipa tenha atirado cinco bolas aos postes no mesmo jogo; dúvido que alguma equipa nesta série E, tenha sido tão prejudicada pelas arbitragens como o FCC o foi e dúvido ainda que alguma vez em campeonatos nacionais alguma equipa tenha ido jogar 5 ( cinco) vezes à Ilha da Madeira...
As maiores felicidades desportivas e pessoais ao treinador Nozes ( e já agora, por merecidas, aos seus adjuntos) que ficará sempre ligado, a esta não muito brilhante em termos de objectivos, mas excelente em termos de espectáculos e propaganda da modalidade, primeira passagem pelo Futebol Clube do Crato, pelo Nacional da 3ª Divisão.
Para terminar, uma palavra de agradecimento para a administração do blog,pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo de toda a temporada e também pelo facto de me terem dado toda a liberdade para escrever aqui o que entendi sobre os mais diversos entrevistados.
Saudações desportivas .
João Manuel Roma
Samuel Aires, temos conhecimento que vários atletas do plantel sénior assinaram para a próxima época, mas não te vou nomear nenhum pois poderia estar aqui a cometer um erro. Por isso sem certezas, não quero avançar com nomes, mas prometo-te que oportunamente elaboraremos um post a comunicar isso mesmo.
Já o grande amigo João Roma, quero dizer-lhe que é um dos nossos seguidores mais assíduos e como tal não poderíamos deixar de publicar os seus sábios comentários. O blog tem sido um trabalho feito sem compromissos nenhuns e sem grandes obrigações. O que nos tem movido tem sido a dedicação à causa FCC que pensamos ajudámos a expandir.
Enquanto nos acharmos úteis por aqui andaremos. Abraço.
Como observador atento e pessoa dedicada à causa FCCrato (acredito que vamos continuar a ser uma grande equipa, pese embora a descida de divisão), atrevo-me a dizer que embora a época não tenha sido positiva a nível de objectivos,foi de facto positiva como experiência, tanto para os adeptos como para o FCCrato. Se tivermos em atenção as molduras humanas que durante todos os jogos em casa abrilhantavam os bons espectáculos vividos, as inúmeras pessoas que diáriamente passavam no nosso conhecido site "ZeroZero" para opinarem sobre o nosso FCCrato, o aparecimento da CratoTV, que vezes sem conta contou com os seus videos como sendo os mais vistos no site referido anteriormente ( o que na verdade é algo de extraordinário tendo em conta a dimensão do site)e finalmente a criação deste excelente espaço que veio dar a conhecer a todos que nele passaram que existem realmente verdadeiros adeptos do nosso FCCrato.
A época que passou foi sem dúvida uma experiência ùnica na história do nosso clube, a qual devemos guardar, independentemente de ter sido ou não, como uma experiência positiva e enriqueçedora, não vale a pena estar a arranjar causas para a despromoção, nem causadores, acho que todos foram culpados e todos tiveram o mérito de fazer sonhar os mais entusiastas (considero-me um).
Só me resta deixar uma mensagem a todos os adeptos do nosso querido clube, nunca deixem de apoiar nem lutar pela causa FCCrato.
Força FCCrato, somos sem dúvida os maiores.
Enviar um comentário