23 de maio de 2010

A Final é já ali...

GDR Gafetense-0 FC Crato-1

Ditou o sorteio que nas meias finais da taça de AFP o FC Crato se deslocasse ao Dr. Armando Pequito, casa do eterno rival Cratense, o GDR Gafetense.
Debaixo de um sol abrasador, as equipas representativas do concelho do Crato, mostraram um futebol muito aquém do que sabem e podem realizar. Num pelado muito complicado de se jogar, seria a equipa do FCC a prejudicada, pois está habituada a treinar e jogar em relvados sintéticos, sendo notória as dificuldades que sentiu para por em prática o futebol que fez dela campeã distrital 2009/10.
O FC Crato alinhou da seguinte forma: Bruno Costa, Filipe Romão, Clodoaldo, Moreira (Conchinhas) e Vitor Silva, Cascavel, Renato Sousa, Pedro Ramos e Índio, Billy e Maside.

A exemplo dos outros derbys desta época, este voltou a ser muito táctico e pouco espectacular, não deixando saudades aos adeptos de ambas as formações.
O sistema táctico utilizado pela equipa técnica cratense, demonstrou conhecimento pelo valor da equipa adversária. Foi um sistema diferente do habitual, já que houve a preocupação de proteger a zona intermediária, saindo depois em contra-ataques rápidos, através dos velozes Billy e Maside. Por vezes chegou a suscitar a dúvida de que estaríamos a actuar com 3 centrais (Moreira, Clodoaldo e Filipe Romão) e 2 laterais (Cascavel e Vítor), o que na realidade não aconteceu, pois Filipe Romão jogou à frente dos centrais e sempre que o FCC atacava Renato Sousa descaia para a esquerda, funcionando como médio interior esquerdo, aparecendo na zona do ponta de lança, ora Billy ora Maside.


O Gafetense pela qualidade dos homens ofensivos (Luís Martins, Ricardinho, Bruninho e Alexandre) voltou a demonstrar ser uma óptima equipa, essencialmente em termos individuais, já que no plano colectivo o seu treinador não teve a competência necessária para formar um conjunto forte.
Na 1ª parte apenas há a destacar a lesão de Moreira que seria substituído por Conchinhas. A estratégia de ambos os treinadores passava pelo aproveitar de um erro do adversário, erro esse que sucederia na 2ª metade da partida por parte da defensiva Gafetense. Livre em jeito de cruzamento para dentro da área, Billy a beneficiar de uma falha de marcação, que só teve de empurrar para o fundo das redes, fazendo o resultado final.

Muito tempo ainda haveria para o resultado ser discutido contudo a defensiva cratense foi sempre mais forte que as tentativas do adversário. Venceu a equipa que menos errou, num pelado nada fácil de jogar e com calor intenso.

A final é já ali...

1 comentário:

Cratolândia disse...

A final merecida. Mais uma vez ficou demonstrado que o FCCrato é e foi sem sombra de dúvidas a equipa mais consistente. Aquela que conseguiu contra todas as adversidades, lutar e conseguir cumprir os seus objectivos (quase cumpridos, pois ainda faltam duas etapas).Espero que esta seja uma época 100% vitoriosa, pois a equipa do FCCrato merece.
Parabéns a todos os atletas, equipa técnica, direcção e verdadeiros adeptos, todos merecem porque conseguiram catapultar o FCCrato para uma época de sonho (mais uma).

Viva o FCCrato...