5 de setembro de 2010

Merecíamos mais

Cumprimentos dos protagonistas

FC Crato-0 Ac. Viseu-1

1ª eliminatória da Taça de Portugal, ambas as equipas da 3ª divisão, contudo na época passada o FC Crato estava no distrital, ao passo que o histórico Ac. Viseu militava na 2ª B. Meia casa no Municipal em jogo arbitrado e bem pelo albicastrense Luís Cruz.

Panorâmica da bancada com cerca de 150 espectadores

O FC Crato alinhou com Luís Romão (6), Diogo Tavares (7), Índio (cap.) (7), Fábio Romão (8) e Cascavel (8), Fernando (7), Luís Bagorro (5), Cristiano (8) e Billy (8), Alexandre (8) e João Farto (8). No banco de suplentes o técnico João Vitorino tinha à sua disposição Bruno, André, Bruno Martins (5), Jorge Mercês, Allan (5), Nuno Alemão (6) e Ronaldo.
Os minutos iniciais resumiram-se a um estudo mútuo e a tentativas infrutíferas de criar perigo.Na equipa forasteira o destaque inicial vai para o nº 7 Luís Vouzela, jogador viseense que fez grande parte da sua carreira na I Liga, nomeadamente no U. Leiria.

Luís Vouzela

Aos 11 minutos sem nada ter feito para isso o Ac. Viseu inaugurava o marcador por intermédio do brasileiro Marcelo Henrique. Golo muito consentido onde o guarda-redes Fábio Romão podia ter feito melhor. Através de um livre directo do lado direito do ataque viseense, Marcelo foi feliz pois a sua intenção era assistir um seu colega, o que acabou por iludir o nosso guarda-redes que não contava com o cabeceamento falhado do adversário.

Único golo da partida


Aos 17 minutos surgiu a 1ª de várias oportunidades cratenses com bom cruzamento de Billy do lado esquerdo, João Farto a recepcionar a bola na perfeição e à meia volta chutou por cima. 2 minutos depois excelente combinação entre João Farto e Cristiano e este a rematar colocado e rasteiro, contudo o guarda-redes viseense Augusto a defender tranquilamente.

FCC abusou das bolas altas na área, mas como noutros, falta um "pinheiro" lá na frente


À passagem do minuto 35 bom conta ataque dos alentejanos que podia ter dado o empate, mas a bola cruzada por Cristiano depois de ser cortada por um defesa adversário, saiu caprichosamente por cima da baliza viseense. Aos 38 minutos João Vitorino a perceber muito bem que era necessária uma referência no ataque e lançou Nuno Alemão saindo Luís Bagorro que passou ao lado do jogo. Aos 43 minutos sentiu-se a mexida pois Alexandre em velocidade ultrapassou dois adversários, tabelou com João Farto e depois cruzou para o recém entrado Nuno Alemão rematar, contudo a sua tentativa de golo seria interceptada por um defesa adversário e chegava o intervalo com o resultado de 0-1.

Alexandre também fez um bom jogo


No reatamento a toada manteve-se e o sinal mais era do FC Crato. Aos 50 minutos grande defesa de Augusto depois de um forte remate de Nuno Alemão após um livre directo.

Forte pontapé de Nuno Alemão


2 minutos depois o AC. Viseu podia ter sentenciado a partida, mas o cabeceamento de José Bastos rasou o poste. Na resposta podia o FC Crato ter empatado mas João Farto mais uma vez a rematar por cima.
Por esta altura assistia-se a um jogo louco, pois e apesar de não ter sido bem jogado viam-se oportunidades de golo e o FC Crato já era merecedor do empate. Aos 58 minutos mais do mesmo e esta flagrante, excelente movimentação de Billy a assistir Nuno Alemão, mas o ponta de lança insistiu em ser perdulário.

Oportunidade flagrante perdida

Aproximava-se o momento do jogo que viria a acontecer à passagem do minuto 74, grande remate de Cascavel após jogada de inspiração/transpiração e a bola a beijar o poste esquerdo da baliza de Augusto.


Cristiano Araújo, excelentes pormenores


Aos 81 minutos o Ac. Viseu voltou a dar um ar da sua graça mas Diogo Tavares a oferecer o corpo à bola lesionando-se na sequência do lance, originando a sua substituição por Bruno Martins (irmão de Billy). Os minutos finais foram de pressão cratense mas sem que se criasse perigo. Destaque final para o guarda-redes Augusto pois segurou a vantagem mínima da sua equipa, tendo sido mais forte que a inexperiência dos nossos jogadores.


O nome do clube e da terra foram dignificados. Resta-nos a vitória moral, pois de facto e na realidade o FC Crato merecia mais, muito mais. Parabéns ao Ac. Viseu pela passagem à próxima eliminatória.

1 comentário:

Cratolândia disse...

Embora o resultado não tenha sido positivo e segundo o que li no post e o que fui informado a exibição da equipa do FCCrato até foi positiva. Espero que este jogo tenha servido para esclarecer alguns pontos onde a nossa equipa precisa crescer. No meu ponto de vista somos uma equipa que pratica bom futebol, mas talvez, e devido à falta de maturidade da grande maioria dos nossos jogadores sejamos uma equipa algo perdulária. Creio que é algo que com o passar dos jogos venha a deixar de acontecer, continuo a acreditar no real valor da nossa equipa, bem como da sua equipa técnica e direcção.

Não vamos desanimar com esta derrota pois ainda há muitos jogos pela frente e espero que no próximo fim de semana possamos começar o campeonato a pontuar.

Viva o FCCrato.