16 de junho de 2011

Uma breve retrospectiva

Finda uma época que desportivamente se pode considerar bastante positiva, pois foi conseguido um feito inédito, a manutenção na III divisão. Não só pelo facto de se ter conseguido a manutenção, mas também porque já há uns anos que um feito destes não era feito por equipas Alentejanas.
Não só dignificamos o nome do nosso clube como também cimentámos a nossa presença no mapa de Portugal.

Conseguimos ter uma época de bom nível sendo o nosso forte os jogos em casa, onde em 16 jogos vencemos por 9 vezes empatamos 3 e conhecemos o sabor da derrota por 4 vezes. Já fora de portas o nosso registo não é tão favorável, apenas conseguimos vencer 2 jogos, empatar 6 e perder 8.
Então nas duas fases disputadas ficam demonstrados os registos totais do FCCrato.


Ficando assim ordenada a classificação final após o fim de todas as séries.


Já a evolução jornada após jornada não foi assim tão regular, tivemos efectivamente períodos bons, mas também tivemos períodos francamente negativos, atendendo, não só ao campeonato que estávamos a fazer, mas também à evolução dos nossos adversários.
Certamente houve factos que condicionaram a equipa mentalmente, mas enfim são situações que somente dizem respeito a quem de direito.


Relativamente à equipa no plano individual salientamos o bom trabalho que foi feito pela equipa técnica, que com um plantel reduzido e com algumas lacunas soube através dos recursos existentes fazer uma equipa competitiva e respeitada por todos.
Obviamente que temos que viver com o que temos, mas durante esta época ficou bem claro que quando há organização, dedicação, compreensão e querer facilmente, dentro dos patamares exequíveis, tudo se consegue.

Ficam aqui alguns registos dos nossos jogadores.


Os nossos jogadores um a um.

Bruno Costa-Não jogou, fruto de uma longa lesão.

Mário Manteiga-Seria supostamente o terceiro guarda-redes, mas por via das lesões coube lhe a ele o lugar de segundo guarda-redes. Mostrou ser um jogador inseguro e pouco móvel(que sabe se por falta de minutos jogados???). Tem como factor positivo a sua altura.

Luís Romão-Guarda-redes seguro e com grande sentido de jogo, joga bem com os pés e entre os postes é extremamente eficaz. Brindou-nos com algumas defesas “da tarde”.
Deu bastante segurança à nossa defesa.

Vítor Silva-Um dos nossos bem conhecidos, já leva 3 ano de Cruz de Malta ao peito.
Um dos melhores laterais esquerdos desta nossa série, com um excelente pé esquerdo,
defende bem e integra-se facilmente no ataque. Fosse ele um pouco mais rápido poderia certamente aventurar-se mais vezes no ataque. Tecnicamente acima da média.

Bruno Martins-Nem sempre primeira escolha, mas das vezes que foi chamado mostrou ser um jogador bastante lutador e coreáceo nas suas marcações. Tecnicamente pouco dotado, tem no seu forte a entrega.

Fábio Romão-Certamente aquele jogador que qualquer treinador quer ter, seguro, bom poder de passe, antecipa-se com facilidade, bom no jogo aéreo e boa visão de jogo. Têm na velocidade o seu calcanhar de aquiles.

Conchinhas-A dada altura no campeonato era o jogador mais esclarecido em campo, não sabemos se por lesão ou por opção técnica foi ficando cada vez mais no banco de suplentes(estranho). Bom defesa, polivalente, jogador que marca bem não dando espaços ao seu adversário.

Cascavel-É um jogador bastante experiente que actua sempre com bastante entrega. É um jogador veloz e faz bastantes vezes uso da sua velocidade para complicar a vida aos adversários. Durante as 3 épocas que defendeu as nossas cores, talvez tenha sido o jogador mais polivalente de todos os plantéis.

Índio- A par de Cascavel é o jogador mais experiente da nossa equipa. Excelente organizador de jogo, com uma visão extraordinária, técnica acima da média e bom poder de passe. Executa bem os lances de bola parada. Pena é a sua idade avançada para jogador de futebol, mas acreditamos que é jogador para ainda jogar uns anitos.

Arriscamo-nos a dizer que grande parte do sucesso do FCCrato nestes 3 últimos anos teve grande cota parte deste jogador. (não menosprezando ninguém, mas sim em jeito de tributo)
Um aparte: durante os comments falo sempre no plural, mas neste caso opino em meu nome.

Luís Bagorro-Pés fantásticos, visão de jogo extraordinária, época claramente condicionada pela grave lesão que sofreu o ano passado, não fosse isso e se se apresentasse a 100% a equipa era Luís Bagorro e mais 10.

Cristiano-Com um pé esquerdo letal é um jogador de grande entrega ao jogo como nos disse numa entrevista “não gosto de perder nem a feijões”. De remate fácil e boa técnica individual consegue fazer mexer o jogo com a sua impetuosidade. Um sério nº 10. É jogador para mais altos voos.

Jorge Mercês-A prata da casa, foi pouco utilizado, mas é um miúdo que sabe jogar á bola, há que ter paciência certamente as oportunidades hão-de chegar. Para primeiro ano de sénior há que tirar dados positivos.

Kolata-Bom sentido de posicionamento no terreno, boa meia distância e bom recuperador de bolas. Parece desconcertado mas é muito regular nas suas acções.
Gostamos de o ver jogar a trinco.

Allan- Pouco utilizado, mas mesmo assim se nota que é um bom técnicista. Gosta de ter a bola em seu poder sendo onde se sente mais confortável. Será que não teve oportunidades ou não estará plenamente adaptado.

Fernandinho- Um caso sério a jogar futebol, faz passes teleguiados, sempre com grande precisão, boa visão de jogo, tem um magnifico posicionamento no terreno quer a defender quer a atacar. É um excelente organizador de jogo e com boa técnica individual.

João Farto-Inicio de época prometedor, mas foi perdendo impetuosidade ao longo da época. É um jogador com raça e veloz. Bom tecnicamente com uma grande margem de progresso, se for bem acompanhao paderá ser um grande jogador.

Vitor Basso-Um dos reforços de Inverno. Foi pouco utilizado.

Nuno Alemão-Inicio de época algo apagado, este ano não mostrou a sua veia goleadora.
Saiu a meio da época por mútuo acordo com a direcção.

Billy-O que tem de irreverente tem de bom jogador. Para um jogador que joga no ataque ser o mais castigado, há algo que não está bem. É um jogador bastante veloz e com boa técnica individual, cai por vezes nos excessos, que se souber corrigir é certamente um jogador para outos patamares. Ainda assim é “muito bom de bola”.

Ricardo Afonso-Não sendo homem de àrea aparece com facilidade na cara do golo, tem uns bons pés e é forte no jogo aéreo. Cremos ter sido pouco aproveitado.

Carlos Vaz-Veio referenciado como goleador, embora tenha sido o melhor concretizador da equipa as suas prestações nem sempre foram as mais convincentes.
Mas nota-se que é um jogador com grande sentido de baliza e sabe jogar de costas para ela. Tem grande margem de progressão na sua carreira, mas deve saber ocupar o seu lugar.

Diogo Tavares-Talvez um dos jogadores mais regulares do plantel sempre com exibições positivas. Joga preferencialmente pela direita de onde faz centros mortíferos para os seus colegas. É rápido a atacar e recupera com facilidade, um ala direito moderno.

Alexandre-Talvez o atacante mais rápido do plantel com boa técnica e remate fácil, precisa ser mais esclarecido no momento fatal, ou seja, perde muita oportunidade de marcar.

Mauricio Vaschetto-Uma época uns furos abaixo daquilo a que nos habituou nas últimas temporadas, mas mesmo assim na parte final do campeonato deu o ar da sua graça. Jogador rápido com e sem a bola nos pés com uma técnica individual acima da média, talvez o melhor do plantel nesta arte. Se Jogar motivado é sem dúvida um caso sério a jogar futebol. Era bom que pudesse exprimentar outras divisões cimeiras ou quem sabe outros campeonatos.


E assim fica um retrato em síntese daquilo que foi a época do nosso Futebol Clube do Crato.
Esperemos que a próxima época se não puder ser melhor que seja igual a esta que passou.

Nós os verdadeiros adeptos continuamos a acreditar no excelente trabalho que a direcção do FCCrato tem feito até então. Acreditem que a continuarem a trabalhar da mesma forma o sucesso vos há-de acompanhar.

1 comentário:

João M. Roma disse...

Concordo praticamente com tudo o que foi excelente e minuciosamente analisado pelo meu amigo "Cratolandia" e porque sei que ele não me vai levar a mal, gostaria de acrescentar a minha opinião apenas e só acerca de dois jogadores: Cristiano e Billy.
Cristiano...um dos melhores de sempre que passou pelo FCC..
Billy...na minha opinião não tem qualquer defeito,o facto de não virar a cara à luta e não se intimidar com a dureza dos adversários, aliado à sua impetuosidade e categoria futebolistica, fazem dele, na minha opinião, o melhor extremo da Série E !!
Excelente trabalho, bela análise e um abraço sempre amigo.
João M. Roma