3 de dezembro de 2008

CONHEÇA MELHOR GUIDO ABAYIAN EM ENTREVISTA EXCLUSIVA






Na ressaca da vitória frente ao SL Cartaxo entrevistámos o homem do jogo, o argentino Guido Ezequiel Abayian ponta de lança, jovem de 19 anos e nascido em Neuquen. Já com experiências em vários clubes importantes como Cólon da Argentina, Bordéus de França e Benfica. É um jovem que tem os pés bem assentes na terra e tem como sonho vingar no futebol europeu. Agora prepare-se pois vai ficar a conhecer melhor uma das estrelas emergentes do plantel do FC Crato.


BdFCC: Com que idade começaste a jogar futebol?

GA: Comecei com 5 anos na escola de futebol cujo meu pai é proprietário. O nome da escola é Fair-Play e está sediada em Neuquen que é a minha cidade.


BdFCC: Quais os clubes que representaste na Argentina?

GA: Primeiro foi na escola do meu pai, depois representei o Patagonia e Cipolletti, dois clubes da minha cidade, mais tarde representei o Cólon de Santa Fé e o último na Argentina foi o Proyeto Crecer a 1400 Km da minha terra. Vim para a Europa, mais precisamente para a França, Girondins Bordéus, estive 3 meses à experiência e não fiquei porque só podiam ter 3 estrangeiros e esses iam para os seniores e não para a formação. Depois Portugal, nomeadamente Benfica e Atlético de Portugal.


BdFCC: Desde cedo sentiste que tinhas “veia goleadora”?

GA: Quando comecei a jogar foi a ponta de lança mas depois passei por várias posições como defesa central e todas as posições do meio campo. Nas escolinhas fui premiado como o melhor guarda-redes mas o que prefiro é estar na área contrária e fazer golos.



BdFCC: E quando decidiste que farias do futebol a tua profissão?

GA: Sempre gostei de futebol e desde pequenino que sonhei ser como Batistuta e Crespo. A partir dos 15 anos tomei consciência disso e decidi sair da minha terra para me tornar profissional.


BdFCC: Qual a reacção da tua família? Apoiaram-te?

GA: Sempre me apoiaram e é fundamental o apoio deles. O meu pai é louco por futebol e é professor de Educação Física, treinei muito com ele e quando vou à Argentina continuamos a treinar juntos. Quanto à minha mãe, todas as mães gostam de ver os seus filhos felizes a fazer o que gostam.


BdFCC: Com que idade vieste para Portugal?

GA: Vim com 17 anos para o Benfica.


BdFCC: Qual foi a tua reacção quando soubeste do interesse do Benfica?

GA: Foi muito rápido. Ligaram que precisavam de um ponta de lança para fazer testes. Vim com muita ilusão e após 3 treinos comunicaram-me que queriam que ficasse e foi uma emoção muito grande. Fiquei hospedado no centro de estágio do Seixal.


BdFCC: O que é que correu mal na tua aventura benfiquista?

GA: Foi tudo muito rápido. Uma semana depois de ter chegado, assinei contrato profissional e joguei logo a titular. Fiz bons jogos, fiz golos e a dada altura num jogo contra o Sporting o mister João Alves (luvas pretas) deixou-me no banco e o colega que me substituiu fez um bom jogo e a partir daí passei a ir sempre para o banco e a jogar poucos minutos. Manifestei o meu desagrado pela situação que estava a viver e falei com eles que estava longe de casa para jogar e evoluir e não estar no banco. Fui então cedido a título de empréstimo ao Atlético de Portugal.


BdFCC: Quais as tuas ambições futebolísticas?

GA: Pretendo ir o mais longe possível. Tenho sonhos muito grandes. Se treinar e jogar sempre no meu máximo sei que um dia chegarei onde pretendo e aí direi, sinto-me realizado.


BdFCC: E para esta época. Que podemos esperar do nosso “matador” Guido Abayian?

GA: Quero continuar a marcar golos, não sofrer mais lesões e

acima de tudo colaborar para que o FC Crato consiga a manutenção na 3ª divisão e possa alcançar sucessos daqui para a frente.


BdFCC: Como surgiu a hipótese de representares o FC Crato? E o que pensas do nosso clube?

GA: Quando saí do Atlético fiquei sem clube e o contrato que me propuseram para a renovação não me agradou. Entretanto mudei de empresário e ele falou-me do interesse do FC Crato. Falámos e chegámos a acordo. Ao início fiquei expectante porque na 3ª divisão normalmente os clubes não têm condições muito agradáveis, mas quando cheguei e vi, fiquei maravilhado pelas instalações existentes, vontade de trabalho e tudo o que o clube oferece para vivermos o dia-a-dia.


BdFCC: Já conhecias o clube? Como foi a adaptação?

GA: Não conhecia. A adaptação foi muito boa porque já tinha 1 ano de experiência na Europa, já conhecia o idioma e o facto de ter o amigo Maurício no clube facilitou ainda mais a adaptação.


BdFCC: Foste eleito pelo blog o melhor em campo no jogo com o SL Cartaxo pelo que lutaste e também pelo golo que fizeste, pois não desististe do lance. És lutador e combativo. Isso treina-se ou nasceu contigo?

GA: Um jogador quando é ponta de lança tem a obrigação de nunca desistir de cada lance pois a qualquer momento pode surgir uma boa ocasião de golo.


BdFCC: Como classificas este grupo de trabalho?

GA: É um grupo que neste momento está muito nervoso porque precisa de vitórias, tem um carinho muito grande e tenho a certeza que com esta vitória vai ser um grupo mais feliz porque tem jogadores experientes que dão maturidade e união como por exemplo o Renato Sousa. Quanto a mim é um jogador muito importante do plantel.


BdFCC: É verdade que após o excelente jogo que fizeste contra o Portimonense da Taça de Portugal, eles estiveram interessados em contratar-te? Houve contactos?

GA: Não, não é verdade. Apenas vi uns comentários no blog do Portimonense porque comigo ninguém falou.


BdFCC: Qual o teu clube preferido na Argentina? E em Portugal?

GA: Na Argentina Cólon de Santa Fé e em Portugal o Benfica.


BdFCC: Tens ídolos? Quais são?

GA: Sim, Crespo e Batistuta ambos argentinos. E gosto também muito do sueco Ibrahimovic e do espanhol Fernando Torres.


BdFCC: Qual a tua opinião sobre o nosso blog?

GA: Uma ideia muito porreira, podemos ver coisas do clube e saber um pouco mais sobre os jogadores.


BdFCC: Estás feliz aqui ou preferias estar junto da tua família?

GA: Sim, gosto muito de fazer o que faço. Sempre há vontade de estar com a família e amigos mas por agora não tenho intenção de largar o que estou a fazer.


BdFCC: Como é viveres longe do teu país? De que sentes mais falta?

GA: Sem dúvida a família e amigos. Os costumes por serem outros também se estranham embora não haja muitas diferenças.


BdFCC: Quais os teus hobbys?

GA: Jogar playstation e conviver com os amigos e amigas (risos). Também vejo alguns jogos de futebol na televisão.


BdFCC: Como não poderia deixar de ser vamos ter de perguntar, quem é o melhor do mundo para ti, Ronaldo ou Messi? Porquê?

GA: Pelo feito de Ronaldo o ano passado, foi o melhor mas considero o Messi mais jogador pela humildade e forma de jogar.


BdFCC: E o que pensas de Maradona como seleccionador nacional do teu país?

GA: Acho que faz o trabalho da motivação e moral dos jogadores da melhor maneira mas acho que devia deixar a parte táctica para os seus adjuntos pois ele ainda é inexperiente. Acho que é um bom projecto e tenho fé que consiga fazer coisas positivas.


Guido para além do GRANDE jogador que és demonstraste também uma simpatia extraordinária e uma força enorme em lutares pelos teus objectivos. Esperamos que consigas realizar os teus sonhos e que com os teus golos ajudes o FC Crato a manter-se na 3ª divisão. Obrigado e Boa Sorte para a tua vida.

7 comentários:

Anónimo disse...

O melhor jogador do GRANDE FCCRATO!

Anónimo disse...

Guido Abayian,para mim o melhor ponta de lança da Série E,certamente um dos melhores a jogar nas divisões secundárias com valor mais do que suficiente para jogar ao mais alto nível do nosso futebol. Oxalá o consiga porque a sua humildade e vontade de vencer bem o merecem.
João M. Roma

Anónimo disse...

Continua o teu trabalho incansável e a tua humildade acima de tudo que sem dúvida nenhuma vamos ver-te num dos grandes da Europa...

O melhor senão o melhor jogador do FCCrato, Guido Abayian!!!

Anónimo disse...

enganei-me... hehehe

queria dizer:
Dos melhores senão o melhor jogador do FCCrato, Guido Abayian!!!

Cratolândia disse...

Sem sombra de dúvidas é um bom avançado.Espero que possa dar muitas alegrias aos adeptos do FCCrato.
Votos de felicidades e sucesso na carreira de futebolista.

Bancada Central disse...

Guido Abayian, é um jogadores daqueles tipo "algodão"...................
Não engana, eehe, tal é a qualidade deste agora nosso (e ainda bem) atleta, agora não impressiona somente pelas excelentes qualidades técnicas que tem, também o faz através da sua grande humildade.
Trata-se de um jogador ainda jovem, mas portador de uma grande maturidade já, e isso percebe-se não só dentro das 4 linhas como fora delas.

Para ti Guido Abayian, o meu muito obrigado por me fazeres vibrar na bancada, faço votos para que estes momentos se repitam por muitas e muitas vezes, e desejo-te as maiores felicidades profissionais e pessoais, tenho a certeza que vais longe.

Un gran abrazo de tu amigo, Bancada Central (administrador do Blog, um dos :-))

guetov disse...

Sem dúvida que se trata de um bom avançado, que quando defrontou o Portimonense deu bastante nas vistas.

Na qualidade de administrador do Blog do Portimonense continuaremos a seguir com atenção este jogador que tem tudo para singrar nos campeonatos profissionais.

Para ele e para o FC Crato vão os votos de felicidades do Blog do Portimonense.