23 de abril de 2009

Entrevista a Filipe Romão

Cá estamos nós mais uma vez para dar a conhecer mais um dos nossos valiosos atletas, desta feita fomos conhecer melhor o Filipe Jorge Veludo Romão Cruz , é o nosso defesa lateral direito, tem 32 anos e já conta com um curriculum de encher o olho, venham daí conhecê-lo:




BdFCC: Com que idade começaste a jogar futebol? Onde? Que outros clubes representaste?
FR: Comecei a jogar futebol com 10 anos no Estrela de Portalegre, e desde então até hoje joguei ao serviço do Benfica, Estrela de Portalegre, do Portalegrense, do Elvas e do Eléctrico de Ponte de Sôr.



BdFCC: Sabemos que foste Campeão Nacional pelo Benfica. Explica-nos como foi toda essa experiência e se algum jogador desse tempo singrou, tanto colegas como adversários?
FR: Fui Campeão Nacional pelo Benfica na categoria de juvenis. Como podem imaginar foi uma experiência única, não só pelo facto de ter sido campeão nacional, mas também pelo facto de ter tido a possibilidade de fazer a formação, a meu ver nos escalões mais fundamentais e importantes (juvenis e juniores).
Acho que estes escalões são os mais importantes antes da passagem sempre difícil para o escalão sénior, porque nos permitem atingir um certo tipo de maturidade só ao alcance de grandes clubes neste tipo de formação.
Ao longo desses anos de formação joguei ao lado de jogadores que mais tarde atingiram o futebol profissional como por exemplo o Edgar, Veríssimo, Bruno Bastos, e como adversários o Dani, Mário Silva, Petit, entre outros……



BdFCC: Qual o teu clube favorito, e quais os teus ídolos?
FR: O meu clube favorito é o Benfica e tenho como ídolos o Messi, Gattuso e Van Basten.

BdFCC: O que é o futebol para ti, apenas um hobbie, ou mais que isso?

FR: O futebol para mim sempre foi tudo, antes claro, da minha actual profissão.
Sempre vivi do futebol e para o futebol, mas há alturas na vida em que nos apercebemos que essa carreira terá um fim mais cedo que as outras profissões e isso faz-nos procurar algo melhor e com maior durabilidade.

BdFCC: Que outros hobbies tens para além do futebol? Tens algum gosto especial por outra modalidade?
FR: Para além do futebol, gosto de assistir a uma boa corrida de Fórmula 1. Não tenho nenhum gosto especial por outra modalidade, assisto a qualquer tipo de modalidade desportiva, mas sem aquele amor que tenho pelo futebol. Futebol é Futebol.

BdFCC: Qual a tua profissão extra-futebol? Concilias bem ambas as actividades?
FR: Sou militar da GNR. Nem sempre é fácil conciliar esses dois factores, primeiro porque tenho que fazer muitas trocas de serviços para poder treinar e principalmente jogar ao fim de semana, e em segundo porque trabalho por turnos, o que torna ainda mais complicado essas trocas de serviços, mas quando se anda no futebol de corpo e alma, tudo acontece.




BdFCC: Então agora diz-nos, Futebol Clube do Crato, porquê? Quais foram as principais razões que te levaram a ingressar no nosso clube?
FR: FC Crato porque no início da época as pessoas responsáveis pelo clube mostraram interesse em que eu representasse o Crato nesta sua primeira ( espero não estar enganado) aventura pelos nacionais, e como sempre gostei de desafios e o projecto do Crato é, e repito, é muito aliciante, concordei de imediato em fazer parte do grupo de trabalh
o.

BdFCC: Foi fácil a tua integração no clube, já conhecias alguém, conta-nos tudo?
FR: Foi muito fácil a minha integração no clube, não só por conhecer alguns atletas que iriam fazer parte do plantel, bem como conhecer alguns dos directores do clube. Sou uma pessoa de fácil integração.


BdFCC: Como te classificas como pessoa e jogador?
FR: Como pessoa sou amigo do meu amigo, e quem me conhece sabe que pode contar comigo para tudo, adoro brincar e rir.
Como jogador, e derivado já aos anos que tenho como pratica
nte, sou um jogador calmo.
Como defesa, tento sempre ajudar a equipa na missão que m
e é atribuída, ajudando sempre o ataque quando me é possível.



BdFCC: O que mais aprecias na nossa vila?
FR: Na vila do Crato não podia deixar de mencionar as suas festas anuais, que deveriam fazer corar de vergonha e inveja os responsáveis pela nossa capital de distrito..

BdFCC: Excelente exibição colectiva no jogo passado, coroada com uma excelente vitória. Conta-nos Filipe quais foram os ingredientes para o sucesso?
FR: O sucesso está na união de todos, desde o responsáv
el pelos equipamentos até ao presidente do clube.
Sabemos qual é a responsabilidade que temos quando vestim
os a camisola do FC Crato, e de todo o esforço das pessoas que realmente gostam do Crato fazem para que nada falte ao grupo de trabalho, e é dessa maneira que enfrentamos cada jogo, sempre com a vontade de retribuir todo o apoio que nos é dado.


BdFCC: Apesar das condicionantes que a equipa tinha à partida para este jogo (castigos de Renato Sousa, Billy e Clodoaldo), Vítor Nozes conseguiu escalonar bem a estratégia para a vitória. Que vos disse o mister, quais foram as suas palavras?
FR: “ Todos sabemos o vosso valor, e aquilo que vocês jogam…. Boa sorte a todos.” Acho que foram estas as palavras do mister. Eh! Eh! Eh!.....
Aquilo que é dito no balneário fica no balneário, mas o discurso é sempre voltado para a moralização da equipa…



BdFCC: Já que toca-mos no assunto dos castigos, conta-nos Filipe o que se passou em Sintra, nesse caricato jogo?
FR: Em Sintra foi um jogo anormal, no que diz respeito à disciplina.
O árbitro desse jogo deveria ter sido 1 pessoa mais experiente. Mas o que passou, passou e já conseguimos 1 vitória depois desse jogo, ao contrário daquilo que muita gente poderia pensar.


BdFCC: Os castigos atribuídos aos nossos atletas parecem-nos extremamente injustos e exagerados, não achas?

FR: Temos que ver que 2 jogos para o Clodoaldo, por vermelho directo, 3 Jogos para o Renato por já ser reincidente em vermelhos e 4 jogos para o Billy por tentativa de agressão, acho que não foram mal atribuídos. (os meus colegas que me desculpem)
Agora se virmos o porquê desses cartões, aí já teremos outra opinião.
Eu tenho a minha, e peço desculpa, mas vou guardá-la para mim.

BdFCC: Bem mas não vale a pena estarmos a desenterrar o passado, pois o que interessa é o presente, e neste caso o futuro, e esse futuro passa por uma sempre difícil deslocação à Madeira, mais concretamente à Câmara de Lobos, o 1º classificado da série. Uma vitória forasteira deixaria a porta da manutenção mais aberta, não concordas? Bd
FR: Não podia concordar mais, visto que a vitória colocar-nos-ia mais perto do 1º lugar ou em 1º dependendo do jogo do 1º Dezembro com o Cacém. E ai
nda teríamos que receber a equipa do 1º de Dezembro, o que nos colocava numa posição em que dependeríamos só de nós para assegurar a permanência.




BdFCC: Queres avançar com algum prognóstico?
FR: É melhor não…… não costumo ter sorte nenhuma com prognósticos…..

BdFCC:Na tua opinião como classificas todo o trabalho que está a ser realizado no FC Crato? E o que acrescentarias obviamente.
FR: Acho que todos os clubes, e sublinho, todos os clubes, deve
riam colocar os olhos neste excelente trabalho realizado pelas pessoas do FC Crato, porque não há experientes ou menos experientes, a experiência está na consciência e trabalho de cada 1 e nesse aspecto os responsáveis pelo Crato são veteranos.
Acho que alterava poucas coisas…….

BdFCC: Qual o espírito da equipa neste momento? Achas que os objectivos serão atingidos?
FR: O espírito da equipa está excelente e sabemos das dif
iculdades que iremos encontrar nestas 3 finais que faltam e é para isso que diariamente trabalhamos. Sinceramente acho que iremos conseguir a manutenção e que Deus não nos irá deixar como nos deixou em algumas alturas do campeonato.




BdFCC: E em relação a nós, já conhecias o blog dos verdadeiros adeptos? Se sim, que achas deste espaço?
FR: Conhecia sim. É sempre de louvar estas iniciativas e deixo-vos os meus parabéns, fazendo votos para que continuem por muitos anos a “chatear-nos” com entrevistas…..ehehehehehe!!!


BdFCC: Para terminar apenas gostaríamos que te dirigisses à massa associativa, deixa aqui também e tua mensagem para eles.
FR: Pedir a todas as pessoas que realmente gostam do F.C.C. e que acreditam em nós, que não deixem de acreditar, porque nós que estamos lá dentro, que suamos, que nos sacrificamos, que nos magoamos, acreditamos, peço então que não deixem de acreditar, e apoiaem esta equipa do FC Crato que ainda tem muitos anos de Nacionais para dar muitas alegrias a quem acredita e gosta do clube.

E assim nos despedimos do Filipe Romão, ao qual agradecemos desde já a sua disponibilidade em receber-nos, proporcionando desta forma mais uma grande entrevista.
Obrigado Filipe muitas felicidades.

3 comentários:

Jogo Aberto disse...

muito bom o blog. afim de fazer parceria, trocar de links?
abraços

Cratolândia disse...

No meu entender um excelente jogador, que consegue aliar a vasta experiência que tem ao seu bom sentido posicional e fácil maneira de tratar a bola.Jogador acima da média.
Votos de felicidades e sucessos desportivos.
Um abraço.

João M. Roma disse...

Filipe Romão é um jogador com "escola" que faz da sua experiência e sentido posicional os seus principais trunfos.
Há alguns anos vi-o jogar como central, desempenhando esse lugar com bastante eficácia, revelando alguma polivalência.
Naturalmente que já caminhando para o final da sua carreira e tendo optado por outra profissão e aliás como ele próprio falou na entrevista, já não aspirará a grandes vôos, no entanto creio que em devida altura, poderia ter ido mais longe no futebol.
Saudações e felicidades.
João Manuel Roma