9 de junho de 2009

Balanço Futebol Sénior - Época 2008/09

Por dificuldades de operacionalidade do seu software, o nosso amigo Cratolândia (Rui Rodrigues "Maranha"), não pôde publicar este magnífico trabalho de balanço de época, por isso cabe-me a mim fazê-lo. Antes de mais felicito o meu amigo e primaço Cratolândia pelo excelente documento de pesquisa. Aí vai:

Passados alguns dias do final do campeonato Nacional de III divisão apresento algumas curiosidades e opiniões sobre a carreira do nosso clube de coração "Futebol Clube do Crato".

Em primeiro lugar não poderia deixar de dar os parabéns a todos os envolvidos nesta brilhante caminhada pelos nacionais de futebol, que acima de tudo honraram o bom nome da terra, bem como dignificaram o clube deixando uma marca na sua história.


Classificações:




III divisão Série E - 1ª Fase 2008/09


Ao fim desta fase ainda havia a esperança de conseguir a manutenção, pois afinal apenas 4 pontos nos separavam do 1º classificado do grupo, ficando assim ordenada a classificação no começo da série: 1º dezembro-17 pontos; Câmara Lobos-16; FCCrato-13 e Atl.Cacém-9.


Após se terem disputado as duas fases a classificação final foi a seguinte:

III divisão - Série E - Final 2008/09


Fica aqui representada a prestação da equipa ao longo de toda a época oficial:



O F.C.Crato durante o seu percurso foi uma equipa que denotou um bocado a falta de maturidade para estas andanças, influente também foram as constantes entradas quer de equipas técnicas, quer de jogadores, o que de certa forma condicionou o entrosamento entre estes. O elevado nº de lesões que grande parte dos jogadores tiveram ao longo da época foi também um factor que impossibilitou que a nossa equipa pudesse ter um melhor fio de jogo.
Enfim tudo um certo nº de situações a que não se conseguiu dar a volta por cima.
Será que a culpa foi dos jogadores? Será que a culpa foi das equipas técnicas? Ou será que a culpa foi da direcção?

Esperamos que futuramente todos estes erros tenham servido de aprendizagem, para que possamos novamente voltar a subir a outros palcos.

Quanto aos jogadores que esta época passaram pelo FCCrato acredito que todos eles, dentro das sua capacidades, se tenham esforçado por dignificar a camisola que vestiam.

De seguida apresentamos um quadro que mostra as prestações dos nossos jogadores:


Tivemos uma média de golos marcados de 1,12 por jogo, dos quais 19 foram marcados no nosso reduto (15 no campeonato e 4 na taça de Portugal) e os restantes 19 marcados fora de portas. Já relativamente aos golos sofridos tivemos uma média de 1,47 golos por jogo.

OS NOSSOS JOGADORES UM A UM

Teixeira - Um jogador capaz do melhor e do pior, certas alturas é imbatível, outras compromete de forma infantil mas mesmo assim através da experiência que tem foi um dos pilares desta equipa.

Vitor Bernardes - Fez da regularidade a sua arma, ficou de certa forma influênciada a sua prestação neste campeonato devido ao final desastroso em Pina Manique.

Bruno Costa - De titularíssimo na época passada a eterno suplente. Deverá trabalhar mais.

Renato Moreno - Excelente visão de jogo e bom sentido táctico.Bom pé esquerdo, um jogador acima da média.

Guido Abayian - Um verdadeiro ponta de lança, teve uma época de altos e baixos mas mesmo assim denotou ser um matador.

Mauricio Vaschetto - Um dos melhores jogadores que o nosso plantel teve. Boa técnica, répido e de drible fácil, remata com facilidade e até marca com frequência.Merece sem dúvida jogar num outro patamar(Liga Sagres talvez?).

Sérgio Delgado - Lutador e bom posicionamento defensivo, sabe sair a jogar, o que é de facto bastante importante um defesa saber fazer. Muito bom jogador.

Cascavel - Já não é o cascavel de outros anos, mas mesmo assim é um jogador de equipa sem grandes individualismos.Foi importante em certas alturas do campeonato como incentivador dos mais novos.

Filipe Romão - Um bom defesa direito com grande experiência. Bom poder de passe e integrasse facilmente em acções ofensivas.

Clodoaldo -Talvez um dos pilares mais fortes desta equipa, sempre seguro a defender e a colocar as bolas no ataque, um defesa acima da média, titular indiscutível.(Não fosse a sua expulsão em Sintra estariamos certamente a preparar a época para a III divisão-um acto de mestre daquele arbitro, se é que se pode assim chamar).

Índio - Uma época onde não foi tão influente como na anterior, mas a sua presença em campo transmite mística, pois dos habituais titulares foi o ùnico que transitou da época anterior.

Renato Sousa - no meu entender o jogador mais regular de toda a equipa.Um poço de força e dedicação.Um lutador.Magnífico jogador.

Vítor Silva - Bom defesa esquerdo que se integra com facilidade no ataque. Deveria ou poderia ter jogado mais?

Billy - Jogador de talento natural, boa técnica individual e bom poder de remate.Tem algumas dificuldades em ajudar a defesa.

Jony - Um prodígio na arte de tratar a bola, vê-lo jogar dá alegria, tal é a facilidade com que produz jogadas de bom recorte. Um mágico.

Everaldo - Um dos jogadores que não terminou a época no clube, mas que não posso deixar de comentar. Durante a sua passagem pelo FCCrato mostrou ser bastante predulário, mas fica a nota, o que é um facto é que ele aparecia muitas vezes na zona de finalização. Talvez se tenha exigido bastante do jogador não o deixando serenar. Foi pena ter ido embora.

Gonçalo - Poucas vezes utilizado, quando entrava não acrescentava nada de novo, mesmo assim mostrava ser um jogador evoluído ténicamente.

Claudemir - Uma das peças fundamentais na estratégia da equipa no inicio de temporada, a sua lesão prematura veio de certa forma enfraquecer a equipa, pois este jogador era um autêntico patrão pela forma como se posicionava no terreno. Excelente jogador quer como central quer como trinco.

Rodrigo Gaúcho - O seu sentido posicional e a forma como simplificava as jogadas faziam dele, talvez, o melhor jogador da equipa. É pena ter vindo tarde, como teria sido a nossa prestação com ele desde inicio?

Pelé - O melhor ala direita que o FCCrato teve, incorporavasse facilmente no ataque recuperando com facilidade a sua posição.Portador de um bom poder de passe aliado a uma boa técnica individual.Foi pena estar demasiado tempo lesionado.

Conchinhas - Veio como reforço trazido pelo então novo treinador Vítor Nozes mas nada adiantou.Será que não se adaptou a equipa? Não trouxe nada de novo.

Jorge Rosado -Pouco utilizado, mas sempre que era chamado mostravasse um jogador bastante trabalhador.

Carlitos - Jogador possante e bastante rápido. Bom lateral direito.

Renato Castelinho - O jogador mais novo do plantel e por isso com grande margem de progressão. O menos utilizado de todos, mas fica a importância da experiência de ter estado ao lado de grandes jogadores.

João Ramos - Um jogador também pouco utilizado, mas é sem dúvida um jogador rápido e de drible curto.

5 comentários:

Anónimo disse...

acho que nao devem de falar assim dos jogadores...eles só iam la fazer o seu melhor...quem não gostasse que fosse fazer melhor...não é andar a criticar os jogadores

João M. Roma disse...

Excelente trabalho !!!
Concordando ou não com a totalidade da análise, deverá ficar para a história esta excelente pesquisa.
No "blog" do "zeroazero" eu já tinha tentado fazer algo parecido, mas não consegui chegar tão longe.
Um abraço.
Sempre amigo
João M. Roma

Anónimo disse...

acho que não deviam de falar assim de alguns jogadores..eles tão la para fazer o seu melhor...quem critica devia de ir la para fazer melhor...se calhar nem metade fazem mas pronto...

Anónimo disse...

Venho apenas convidar-te a visitar o fintasefifias.blogspot.com onde são revisitadas as carreiras de jogadores dos grandes dos últimos anos. Ao mesmo tempo, entrevistarei eu mesmo cada um deles para ouvir dos próprios a sua visão da sua carreira aqui. O 1º foi Veloso, o 2º irá ser André Cruz e depois virá o ex-portista Diego. Abraço.

CratoSempre disse...

Quero apenas dizer ao sr.Anónimo que neste espaço, certamente ainda não leu críticas destrutivas sobre quem quer que seja, e principalmente sobre os jogadores. O relato que tentamos passar é do mais isento possível e sem qualquer tipo de demagogia. Escárdio e mal dizer pode ler noutro espaço, muito conhecido também e não aqui no blog dos verdadeiros adeptos do FC Crato que tão longe tem levado o nome do clube e da terra.

Saudações