19 de julho de 2010

À conversa com José Manuel Curado

O novo presidente do Futebol Clube do Crato.


Estamos de regresso para mais uma época, desta feita com a participação do Futebol Clube do Crato na III divisão Nacional, pelo que decidimos começar com uma breve conversa com o recém eleito Presidente do nosso clube.


José Manuel Curado acedeu prontamente a este nosso convite, ao qual agradecemos desde já a sua simpatia e prontidão.


BVA- Após um início cheio de indecisões, ouvimos dizer que a direcção recentemente eleita para 2010/2011, por motivos alheios iria cessar a actividade.O que é que vos fez continuar?
JMC-
Não foi concretamente cheio de indecisões, encontrei o clube numa situação confortável, em que com a subida à III divisão Nacional,e onde tinhamos tido uma excelente prestação no ano anterior no distrital com um orçamento, que a ser o mesmo, nos premitia fazer uma época de 2010/2011 mais ou menos equilibrada, estava tudo dentro da normalidade. Acontece que a nossa proposta de orçamento para este ano a nível de apoio financeiro por parte do nosso principal financiador (Câmara Municipal do Crato) ficou aquem do por nós desejado. Mas como somos batalhadores e não gostamos de virar cara à luta tentámos reunir com os responsáveis do Município e finalmente eles mostraram total disponibilidade para futuramente nós ajudarem em algums eventos por nós organizados, dentro das suas possibilidades.
Assim e também por uma questão de ética, respeito por todos os sócios e pela grande vontade de todos em mostrar que o bom nome do Futebol Clube do Crato irá continuar a ser falado, vamos continuar.

BVA- Já tinha em tempos sido Presidente do Futebol Clube do Crato. O que é que o fez regressar?
JMC-
Após longa dedicação ao FCCrato durante muitos anos, não só como Presidente, mas também como dirigente decidi aceitar o convite que me foi feito pela minha vice-Presidente a apoiar e a formar nova direcção. Numa fase inicial não era para abraçar este cargo, mas como sou um homem de luta aceitei de bom grado ficar com ele. Regressei e não estou de modo algum arrependido, temos uma excelente equipa (falo de todo o elenco directivo) para podermos trabalhar durante esta que se avizinha ser uma época cheia de dificuldades.

BVA- Como encontrou o clube actualmente? Houve bastantes alterações estrutural e organizativamente?
JMC- Não fiquei nada surpreedido, só demonstra que foi feito um bom trabalho que tem que ser continuado. Sim, de facto houve bastantes mudanças, não só a nível de infraestruturas, mas também a nível de organização do próprio clube. Todas as situações inertes ao clube começaram a ser encaradas de uma forma mais profissional. Não quero dizer com isto que antigamente todas as pessoas que passaram por este clube não tenham honrado o clube e não o tenham feito “profissionalmente”, mas actualmente e devido à razão das circunstâncias temos que ser mais ambiciosos e batalhadores.O FCCrato já se encontra num outro patamar que não aquele que tinhamos antigamente.

BVA- O FCCrato é um clube que nos ùltimos três anos tem feito história. Certamente que querem continuar a escrever o nome do nosso clube no panorama Nacional?
JMC-
A prova está que com todas as dificuldades já citadas não viramos cara à luta e vamos continuar. Também os próprios jogadores, na sua maioria, se mostraram interessados na continuidade.

BVA- O que poderemos esperar do FCCrato para esta época? À partida e aos olhos de todos somos já considerados um outsider.
JMC- Para muitos isso é verdade, somos uma carta fora do baralho. Mas dentro da nossa disponibilidade financeira vamos fazer os possíveis para manter o clube com uma estrutura sólida para que o bom nome do clube não seja vexado. Temos algumas limitações, pois com o orçamento actual, temos que aliar a experiência de alguns à juventude de outros. Haver vamos o que o futuro nos reserva.



BVA- Como está a ser planeada a nova época 2010/2011?
Há já objectivos definidos?
JMC-
Já temos planeado o ìnicio de época com os treinios a começar no próximo dia 2 de Agosto, durante a pré-época temos alguns jogos de treino, estamos a organizar um torneio quadrangular nos dias 14 e 15 de Agosto com equipas a designar.
Temos prevista a apresentação da equipa aos sócios e simpatizantes, inserido nas festas de artesanato, com o Benfica de Castelo Branco no dia 28 de Agosto.
Oficialmente começamos com a 1ª eliminatória da taça de Portugal, mas ainda não temos conhecimento do adversário e dia 12 de Setembro começa o campeonto.
Relativamente aos nossos objectivos temos claramente a manutenção em vista e na taça de Portugal queremos chegar o mais longe possível.

BVA- A equipa técnica cremos que já está assumida?
Acreditam no projecto por vós indicado?

JMC- Sim, optamos por fazer regressar João Vitorino, que já tinha sido treinador do FCCrato aquando da nossa primeira passagem pelo Nacional,mas com uma curta passagem, creio que 5 ou 6 jogos. Nessa altura não sei quais foram as causas do seu despedimento prematuro, mas agora João Vitorino mostrou ser um homem com grande caracter e dignidade ao ter aceite esta nossa proposta. Talvez queira mostrar a todos que estavam enganados quando o despediram. Esperemos que assim seja.
O crer é recíproco, pois até é ele quem está a planear as novas aquisições.

BVA- O novo plantel está a ser definido, a continuidade é uma aposta, ou há algumas surpresas?
JMC-
As surpresas maiores são pela negativa, com a saída de alguns jogadores que foram os alicerces da nossa equipa na época transacta, tais como Clodoaldo, Renato Sousa, Pedro Ramos e Moreira, mesmo que este ùltimo não esteja ainda confirmado.
O plantel vai ter uma continuidade de mais ou menos 70%, sendo que já há alguns jogadores novos inscritos, mas não vou adiantar nomes, futuramente terão oportunidade de o saber.
Mas creio que o plantel deve andar na ordem dos 23 a 24 jogadores.


BVA- Como pessoa envolvida nas lides futebolísticas, já à alguns anos a esta parte, como vê este ano a “Afficcion”, a vontade dos sócios?
JMC-
Por ver a grande vontade dos sócios é que eu acreditei ser possível seguir em frente. Tenho tido um feedback positivo por parte das pessoas quando sou confrontado por elas. Acho que na sua maioria os adeptos e sócios estão com bastante espírito e continuam a acreditar na nossa equipa e na nossa terra. Não podemos desistir temos que andar para a frente, senão continuamos no marasmo fruto da nossa localização geográfica, não podemos ser apologístas da desertificação que cada vez é mais evidente e se deixamos morrer o que as pessoas gostam, então é o fim.


BVA- Há por parte da direcção alguma forma de incentivar os sócios e/ou simpatizantes a acompanhar/apoiar a equipa?
JMC-
Cativar para que as pessoas nos acompanhem nas deslocações é complicado, mas mesmo assim quando estivémos na III divisão à dois anos fomos uma das equipas que mais gente levava aos campos de futebol. Estou me a lembrar das deslocações que fizemos a Casa Pia, aos 1º de Dezembro, a Igreja Nova, ao Cacém, etc, fomos apoiados por conterrâneos nossos a residir na grande Lisboa, por isso apoio não nos tem faltado. Ainda não sabemos a série em que vamos ficar , mas estou convencido que se for com equipas da zona indicada, vamos continuar a ter apoio.
Acredito que em nossa casa os sócios vão continuar a aparecer em massa como têm feito em anos anteriores, creio que somos das equipas que mais gente leva aos estádios.
Vamos continuar também este ano a vender os nossos artigos alusívos ao clube, tais como cachecóis, bonés, etc, para que de uma certa forma haja uma maior dinamização da marca Futebol Clube do Crato e para que as pessoas cada vez mais se sintam nossas apoiantes.

BVA- Para além do futebol sénior, há mais alguns projectos, ou seja, vai ser dada continuidade ao que foi feito em anos anteriores?
JMC-
Sim, era impensável desistir de todo um trabalho que tem vindo a ser feito já à dois anos. Obviamente que o futuro está nos nossos jovens, queremos continuar a dar oportunidades aos jovens de praticarem futebol e de poderem ao mesmo tempo usufruir das boas instalações que temos. Vamos continuar com todos os escalões dos anos anteriores.

BVA- Já conhecia este nosso espaço? O que acha?
JMC-
Não, sinceramente desconhecia, mas daqui em diante vou passar a visitar.

BVA- Quer deixar alguma mensagem aos sócios e/ou simpatizantes do Futebol Clube do Crato?
JMC-
A mensagem que quero deixar a todos os sócios, adeptos ou simpatizantes é que não deixem de apoiar a nossa equipa, que nós dentro das nossa limitações tudo faremos para não defraudar as vossas expectativas. Prometer resultados não o faremos, mas trabalho é o nosso lema. Acreditem em nós.
E assim concluimos esta breve conversa com José Manuel Curado e esperamos que realmente este seja mais um bom ano para o Futebol Clube do Crato.

Sem comentários: