3 de outubro de 2010

Futebol debaixo de água

Futebol Clube do Crato 1- Associação Desportiva Oeiras 1

Numa tarde molhada e ventosa o Futebol Clube do Crato recebia a equipa vinda de Oeiras,em mais uma jornada (3ª) da III divisão série E, e que perante o seu público não foi além de um empate. Embora o resultado saiba a pouco,não deixa de ser positivo, mas a haver outro resultado positivo no final também penalizaria a equipa de Oeiras que se apresentou bastante bem organizada, mas claramente a fazer um jogo para não sair derrotada, sem grandes objectivos.

João Vitorino fez alinhar de inicio Luis Romão (9), Conchinhas (7), Indio (8), Fábio Romão (9), Cascavel (8), Fernando (7), João Farto (8), Diogo Tavares (7), Billy (8), Cristiano (8), Nuno Alemão (6). Jogou ainda Alan (8).




Primeira parte sem história jogada na sua maior parte no miolo do terreno, só esporadicamente as equipas incomodavam os guarda-redes adversários. O Futebol Clube do Crato parece ter acusado o desgaste de alguns dos seus jogadores que tiveram algumas dificuldades em se encontrar com o encontro, talvez por o terreno se encontrar bastante pesado.



Mas o intervalo trouxe melhorias para a equipa da casa que dominou na sua maior parte o jogo, criando nos momentos iniciais duas ocasiões que poderiam ter inaugurado o marcador. Na primeira e após um centro milimétrico de Diogo Tavares para o interior da área onde aparece Billy a rematar na passada e sem oposição, mas ao lado. Já a segunda oportunidade fez brilhar o guarda-redes visitante que com uma excelente intervenção negou o golo a Nuno Alemão que havia rematado forte e colocado.




A meio da segunda parte surge o momento do jogo por vários factores:
Grande penalidade não assinalada sobre Billy, o árbitro entendeu que a falta foi feita fora da área, mas o fiscal de linha do lado da bancada prontamente se dirigiu para a sua posição quando é marcada uma grande penalidade. Expulsão do defesa do Oeiras.
No nosso entender todos os procedimentos foram correctos com excepção da atitude do fiscal de linha. Quanto ao árbitro à que dar o benefício da dúvida, pois julgamos que ele ajuizou a falta no seu início, à entrada da grande área, quando acontece o primeiro contacto do defesa com o Billy que acaba por cair dentro da grande área.

A partir deste momento o FCCrato poderia ter pressionado mais e ir em busca da vitória, mas a nossa equipa não foi tão esclarecida jogando mais com o coração do que com a cabeça, evidenciado, talvez, a falta de algumas peças mais experientes. (queremos dizer com isto que temos um plantel bastante curto, pois hoje tínhamos nas bancada, talvez dois a três habituais titulares, uns por castigo, outros por lesões).



Antes da equipa de Oeiras começar a equilibrar a partida ainda houve um livre directo batido por Cristiano que proporcionou mais uma espectacular defesa ao guarda-redes visitante.
Já nos momentos finais a equipa visitante inaugurou o marcador num lance onde tinham vindo a mostrar serem bons executantes, lances de bola parada. E foi através de um livre batido da direita para o interior da àrea que o Oeiras inaugurou o marcador por intermédio de um dos seus jogadores mais esclarecidos que com um cabeceamento bem colocado faz o golo sem qualquer hipóteses de defesa para o Luís Romão, que antes de ser batido já tinha feito duas excelentes defesas sendo uma delas na sequência de um remate fortíssimo do jogador de Oeiras que aproveita o falhanço da defensiva Cratense para tentar marcar, mas Luis Romão a impedir de forma superior.
Como o jogo só acaba quando o árbitro apita para o final e quando já ninguém acreditava e após uma jogada de grande força de vontade dos nossos bravos jogadores, surge um canto que Cristiano se apronta rapidamente para bater e assim surge o empate por intermédio de Índio que aproveita a oferta feita pelo guarda-redes que larga a bola precisamente para os seus pés e só teve que encostar para o fundo da baliza sem grandes dificuldades, estava feito o resultado final mesmo ao cair do pano.

Foi um empate bastante merecido, pois no nosso entender a haver um vencedor teria que ter sido o FCCrato, mas a divisão de pontos foi sem dúvidas o resultado mais correcto.
Destacamos o empenho colectivo da equipa e no plano individual merecem o nosso destaque o guarda redes Luís Romão com duas magníficas defesas, Fábio Romão quase sempre bem colocado.
Viva o Futebol Clube do Crato.

1 comentário:

CratoSempre disse...

Não assisti ao jogo mas não fiquei insatisfeito com o resultado. Quando não se pode ganhar é importante não se perder e ainda não foi desta que conhecemos o sabor amargo da derrota. Através do esclarecedor post do eloquente Cratolândia, conclui-se que a divisão de pontos foi o mais justo.
Isto conta como acaba e não como começa, mas é bom estarmos ainda sem perder e o antídoto para este cenário se manter é trabalhar, trabalhar e trabalhar.