3 de maio de 2011

Carlos Vaz "Vamos conseguir a manutenção."


Após um longo interregno relativamente a entrevistas aos nossos craques, resolvemos neste timming cumprir um compromisso assumido com o atleta Carlos Vaz à algum tempo atrás e fomos ouvi-lo e tentar conhecê-lo melhor. Reconhecemos alguma amargura no seu discurso que certamente será atenuado com golos. Essa é a nossa esperança.
Aí está então Carlos Jorge Fernandes Vaz de 20 anos de idade nascido em Cabo Verde.

BdFCC: És um jovem jogador e com uma carreira ainda curta. Fala-nos do teu percurso enquanto futebolista?
CV: Comecei aos 5 anos de idade na escola de futebol (EPIF). É a melhor escola de futebol de Cabo Verde. Com 10 anos de idade joguei o 1º mundialito de escolas de futebol da Europa (Barcelona, Ajax, Feyenoord e Manchester United). No 1º ano de juniores joguei no Benavila e depois em Espanha no Albuquerque onde em termos individuais as coisas me correram bem pois fui o melhor marcador do campeonato de juniores.

BdFCC: Chegaste a meio da época. Como aconteceu a tua chegada ao FC Crato?
CV:
Em Espanha jogava no distrital e queria algo mais ambicioso. O meu representante procurou equipas para eu fazer testes. Uma onde estive foi o Odivelas. Queriam que ficasse mas como estavam com dificuldades financeiras não fiquei. A única que se disponibilizou a pagar a transferência foi o FC Crato e cá estou.

BdFCC: Quais as diferenças que encontras entre o futebol espanhol e o nosso?
CV:
Existem muitas diferenças. Lá o futebol é mais aberto, os jogadores treinam mais com bola e essas diferenças são notórias uma vez que a bola está permanentemente de pé em pé. Aqui o futebol é mais físico e os jogadores dão tudo em campo.

BdFCC: Sentiste dificuldades em adaptar-te à nossa vila?
CV: Muitas. Ainda hoje as sinto. Não estou acostumado a estar num local sem fazer nada. Em Benavila como estudava, ajudava a passar melhor o tempo. Se calhar também por isso lá tinha mais amigos. Aqui sou só eu e o Maurício. Sinto-me muito sozinho. A rotina é sempre a mesma, levantar, almoçar, esperar a hora do treino e treinar.


BdFCC: Como é o futebol em Cabo Verde? No teu país as oportunidades para os jogadores de futebol são diferentes?
CV: Ultimamente melhorou muito. Tem-se apostado mais nos jogadores cabo-verdianos e a Liga Orangina e 2º B acolhem muitos deles. O nosso futebol é bonito mas não nem a riqueza existente em Portugal. Há lá muitos talentos escondidos e joga-se por amor à camisola, são poucos os clubes que pagam. A 1ª divisão de lá está ao nível da 3ª divisão portuguesa. Lá a minha equipa é o Boavista da Praia. Ainda sou jovem e sonho regressar um dia como jogador da selecção.


BdFCC: Quais são as tuas principais armas? Consideraste um matador?
CV: Sou um matador. Gosto de marcar nos jogos decisivos. Marquei ao Odivelas, At. Tojal e Sintrense. Sem a ajuda dos colegas o objectivo de ser matador não se atingia por isso o mérito quando marco também é deles. As minhas principais armas neste momento são a velocidade, a boa técnica e o jogo de cabeça. No aspecto táctico tenho muito a aprender ainda pois no meu país não tínhamos essa cultura.

BdFCC: O que achas do plantel do FC Crato? O que achas que deveria ser reforçado na próxima época?
CV: É um bom plantel para lutar pela subida à 2ª divisão B. Para mim o Maurício é o melhor jogador desta série. O Cristiano, Víctor, Índio e Cascavel também são muito bons. Estes 3 últimos com a sua experiência ajudam-me imenso. Não falo só dos titulares, por exemplo o Alex joga pouco mas é tão bom como os alas titulares, é um ala moderno, vai à linha e cruza, o Alan também joga pouco e pelo menos nos treinos costuma ser sempre o melhor.
Ouvi dizer que alguns jogadores vão sair. Por exemplo o nosso capitão parece que vai terminar a carreira, assim sendo será necessário reforçar a defesa. Não sei o pensamento dos outros jogadores. Em relação a mim não me disseram nada, se gostam ou não da minha presença aqui e se querem ou não que continue. Parece-me também que precisam reforçar o ataque.


BdFCC: Não tens sido opção inicial. Terá a ver com opções tácticas ou haverá outros motivos?
CV: Como opção táctica não tem a ver de certeza, pois é sempre a mesma (4x3x3). É opção do mister e é ele quem decide. Ele sabe melhor que os jogadores o melhor
para a equipa. Treinamos de 3ª a 6ª e ele escolhe o melhor 11. Já fui titular e fiquei no banco, já fiz bons e maus jogos. Ele é um bom mister mas também tem a sorte de comandar bons jogadores. Assumo que estou revoltado, pois depois de marcar vou para o banco.


BdFCC: Tens um bom relacionamento pessoal com os teus colegas?
CV: Sim. Todos os jogadores são amigos. Logicamente o Maurício é o meu amigo especial pois vivemos juntos e
é este amigo argentino que me tem ajudado em tudo, desde a minha integração até hoje.

BdFCC: O que achas da equipa téc
nica?
CV: Não tenho nada de negativo a apontar. Cheguei para fazer testes e desde logo todos os técnicos depositaram confiança em mim. Já aprendi muitas coisas com todos (João Vitorino, João Pedro e Tiago). Deram-me sempre o apoio e que os outros misters não me deram.


BdFCC: E sobre a direcção, que tens a dizer?
CV: Neste momento sou um jogador desmoralizado e desmotivado e até sem alguma vontade de treinar. O único director que sempre manifestou vontade em tratar-me bem foi o Presidente Sr. Curado. Devia haver mais diálogo entre todos nós, até para começarem a preparar a próxima época, coisa que ainda não aconteceu. Por isto que se passa, penso que para o meu futuro o melhor será sair pois não estão a gostar de mim. Tenho muito para evoluir e concerteza não será o dinheiro que me prenderá aqui. Há directores que percebem pouco de futebol e nesta fase já deviam ter sensibilizado os jogadores a manter-se na próxima época.

BdFCC: Mas talvez isso não esteja a acontecer porque vai haver eleições em Junho. Sabias?
CV: Não, não sabia disso.

BdFCC: O objectivo é a manutenção. Acreditas que será atingido?
CV: Temos 2 jogos em casa e faltam-nos apenas 3 pontos para assegurar a permanência. Basta ganhar o próximo em Bombarral e teremos o objectivo atingido. Poucas pessoas acreditavam que conseguíssemos a manutenção, ainda não está mas vamos conseguir. Não temos adeptos nos treinos e depois criticam nos jogos sem saber o nosso rendimento nos treinos.

BdFCC: Temos feito um má campanha fora de casa mas mesmo assim acreditas na vitória em Bombarral?
CV: Este será o 3º jogo que vamos fazer com o Bombarralense e nos 2 anteriores apenas sofremos um golo e golo esse com muita felicidade para eles. Acredito na vitória e se tiver a oportunidade de jogar vou marcar.

BdFCC: Como vês os nossos adversários nesta fase? Há equilíbrio entre todos ou achas que alguma equipa se evidencia?
CV: Para mim a equipa mais forte é o Oeiras. As outras estão ao nosso nível e talvez até sejamos mais fortes que todas as restantes. Nenhuma mostrou melhor futebol que nós.


BdFCC: Já conhecias o FC Crato? O que achaste quando chegaste?
CV: Conhecia quando estudava em Benavila e através do Delvany que jogava cá. Ouvi-a-o dizer algumas coisas mas ao certo sabia muito pouco e nem sabia onde ficava a vila.

BdFCC: O que achas dos adeptos? Deixa-lhes uma mensagem?
CV: Acho-os bons adeptos que estão junto da equipa e cada uma à sua maneira, tentam apoiar. Os que podem acompanham-nos. Têm de acreditar na nossa equipa em vez de dizerem que não acreditam que consigamos a manutenção. Se acreditarem mais força nos darão para atingir os objectivos.

BdFCC: Já conhecias o nosso blog? O que achas?
CV: Desde que aqui cheguei sempre visito o blog. Foi bom terem-no feito e manterem-no pois colocam os adeptos mais perto dos jogadores e nós jogadores gostamos de saber o que dizem de nós e como nos comportamos nos jogos que vocês têm oportunidade de presenciar. Mesmo fora do país os cratenses continuam actualizados sobre o clube da terra. Em relação a mim, por exemplo o vosso blog já teve ecos, pois o artigo e fotos que publicaram do jogo do Sintrense onde marquei o golo da vitória saiu num jornal cabo-verdiano (Expresso das Ilhas).

E com este reconhecimento relativo ao nosso blog terminamos sem antes agradecer ao Carlos a disponibilidade demonstrada e desejar-lhe felicidades. Quanto à tristeza actual que apresenta, reflecte um pouco sobre todos os acontecimentos e também sobre a atitude dentro de campo e concerteza ficarás mais animado e motivado de forma a conseguires o golo que tanto desejas em Bombarral.




8 comentários:

Bancada Central disse...

Mais uma boa entrevista deste espaço, conduzida com excelência, pelo CratoSempre.
Esperemos que o FC Crato consiga já este final de semana o objectivo manutenção, quanto ao Carlos, que tenho o prazer de conhecer, é um rapaz humilde e muito bom de bola, e como tudo na vida, o mundo do futebol, também não perfeito :-D
Pois só podem jogar 11 + 3 (agora até parecia o Futre, ehehhe), e já se sabe quem não joga, não gosta, mas estou certo que irás ultrapassar isso tudo e terás uma brilhante carreira há tua espera.
Saudações deportivas.

Cratolândia disse...

Carlos acredita que os adeptos têm confiança em ti, não tivesses sido tu um dos eleitos pela administração deste espaço para mais uma entrevista.
É sinal de que tens sido um dos jogadores que tens dado nas vistas.
Tens que ter força para poderes superar essa falta de ânimo, talento não te falta tens é que acreditar, pois tens um largo futuro pela frente.

Como adepto agradeço a tua disponibilidade em teres enriquecido este nosso espaço. Parabéns foste um digno entrevistado.

és um jogador fantástico espero que nos possas dedicar a manutenção em Bombarral.

CratoSempre, muito bom.
Espero surpresas.

Samuel Aires!!!!! disse...

Excelente entrevista!!!!

Carlos, apesar da tua amargura, quero que saibas que todos nós acreditamos em ti. Tens 20 anos, tens ainda um grande futuro pela frente que com certeza te dará muitas alegrias!!!!

Força rapaz, marca lá mais um golinho no Bombarral!!!!

CratoSempre disse...

A excelente entrevista tem 9 dedos do Cratolândia... é para que se saiba!!!

luis caldeira disse...

Carlos acredita nas tuas capacidades, porque nos acreditamos mto em ti e depositamos mta confiança nas tuas capacidades de goleador.
como dirigente do clube espero que nos possas dar grandes alegrias ja no bombarral, e que possamos festejar o quanto antes a nossa manutençao.
tambem ja joguei futebol e passei tambem por fases boas e negativas,e compreendo a tua insatisfaçao.
por isso te deixo umas palavras de animo,força miudo tens capacidades incriveis e um grande faro pelo golo,ja nos destes alegrias estamos ainda a espera do golpe final. acredita a 100% nas tuas capacidades e vais ver que tudo te ira correr de feiçao.abraço Luis Caldeira

João M. Roma disse...

Carlos Vaz, não engana...Que grande jogador !!
Saudações e felicidades para a sua carreira.
João M. Roma

Anónimo disse...

tenho a dizer como adepto do clube da minha terra que estou desgostoso com algumas criticas que fizeste por pessoas que te acolheram se calhar muito bem e que apostaram no teu valor, porque realmente tens valor, e nao gostei de ver algumas declaraçoes que fizeste....meu amigo a vida do futebol é mesmo assim uns dias somos adorados e outros odiados, mas nunca podemos parar de lutar dia a dia para merecer as coisas é como tudo na vida, nao fazemos omoletes sem ovos....tens potencial, mas se nao te sentes bem em representar as cores da nossa terra,ou se queres sair, meu amigo sempre ouvi dizer a mais marés que marinheiros, mete a cabeça no sitio e mostra as tuas verdadeiras capacidades....porque as tens...

Anónimo disse...

o carlos vaz equivicou-se e bastante, disse que o Bombarralense apenas fez 1 golo ao crato em 2 jogos o que é mentira pois na 2ª volta da 1ª fase perderam 1-0 no bombarral e depois voltaram a perder na 2ª jornada da 2ª fase em crato novamente por 1-0, quando o rapaz estava a dizer isso deveriam te-lo corrigido