29 de abril de 2009

Rodrigo Gaúcho "Tive uma proposta irrecusável do Irão!"



Desta vez o blog foi falar com Rodrigo Machado dos Santos de 22 anos de idade. É brasileiro e proveniente de Rio Grande do Sul. Curiosamente é conhecido por Gaúcho, nome que herdou porque no seu tempo de Palmeiras havia um Rodrigo, logo por ser oriundo do Estado do Brasil já referido, foi "baptizado" por Rodrigo Gaúcho. Sabia que quando o Rodrigo veio para Portugal (esta época), o seu destino era o Leixões de José Mota? Pois é, que era craque nos relvados já o sabíamos, ficámos agora a saber que fora dele também o é. Delicie-se e conheça um pouco do Rodrigo Gaúcho.

BdFCC: Com que idade começaste a praticar o desporto rei? Onde? Que clubes representaste?
RG:
Comecei no futsal com 5/6 anos de idade no Paulista FC. Como profssional iniciei no Esporte Clu
b Gaúcho (17/18 anos), Novo Hamburgo, Santa Cruz/PE, Palmeiras (2 anos). Joguei na equipa B do Palmeiras 2 anos (2006 e 2007). Em 2008 joguei no Rio Claro na 1ª divisão do Paulista, um dos meus colegas de equipa era o Chumbinho que actualmente joga no Leixões.

BdFCC: Quando decidiste que querias ser profissional da modalidade?
RG:
Desde novo foi o meu sonho
jogar futebol. Com 13/14 anos saí de casa dos meus pais e fui morar sozinho nas cidades onde jogava. Futebolista é a única profissão que conheço.

BdFCC: Tens algum outro desporto (ou desportos) que gostes em particular?
RG: Quando estava no Brasil acompanhava um pouco a NBA mas de facto o futebol é a minha modalidade predilecta.

BdFCC: Como ocupas os teus tempos livres?
RG: Muita internet e contactando i
menso com os familiares e amigos. Gosto também de ver séries e filmes.

BdFCC: Para o profissional d
e futebol o apoio da família é fundamental, como esta está longe, conta-nos como lidas com a situação?
RG:
Como saí muito novo de casa, c
onsidero já como rotina o estar afastado da minha família. Já estou acostumado à situação e o telefone e internet ajudam a minorar as saudades.

BdFCC: Tens saudades do Brasil? Consideras o Brasil um bom país para se viver?
RG:
Tenho bastantes saudades d
o Brasil. Sim, acho o Brasil um óptimo país para se viver. Normalmente a televisão mostra-nos o sensacionalismo dos diferentes lugares, riqueza, favelas, mulheres bonitas, etc. Vivi 2 anos em São Paulo que é uma das grandes metrópoles do Mundo com 19 milhões de habitantes e nunca vi um assalto na rua. Já que falo em São Paulo curiosamente almoçava num restaurante cujo proprietário era português e ele falava muito do país.


BdFCC: Sabemos que antes de chegares ao FC Crato esta época, tiveste algumas peripécias, sendo que estiveste mesmo para jogar na Liga Sagres, entre outras hipóteses. Partilha isso connosco? RG: Foi uma vinda conturbada, pois saí do Brasil com destino à Bulgária para jogar no Lokomotiv Plovdiv da 1ª divisão. Quando lá cheguei deparei-me com problemas entre o empresário e o clube pois não se chegou a um entendimento. Fui embora e cheguei a Portugal para junto do meu irmão que vive no Porto. Ele é Pós-Graduado em Desporto e é director de um ginásio de fitness da Holmes Place. Como sou muito amigo do Paulo Turra que jogou no Boavista e V. Guimarães, liguei-lhe a dizer que queria regressar ao Brasil, logo me aconselhou a permanecer em Portugal que iria arranjar um clube para mim, isto em final de Julho. Entretanto surgiu o Leixões, pois o meu ex-colega Chumbinho deu boas referências minhas sendo eu oferecido ao clube de Matosinhos. O José Mota falou comigo e disse-me que precisava de um jogador como eu mas optou por assinar com o Roberto que veio do Celta de Vigo. Depois apareceu o Varzim mas o que impediu assinarmos foi o facto de terem no plantel 8 médios e dificuldades financeiras para pagarem o meu certificado internacional que para um clube da Liga Vitalis ascende a 2500€. Seguiu-se o Moreirense da 2ªB e mais um clube com o plantel fechado a exemplo dos anteriores. Fiquei a primeira metade da época sem receber e fiz todos os jogos amigáveis que o clube realizava. No Norte os clubes fazem muitos jogos particulares para dar oportunidade aos jogadores menos utilizados. O treinador queria que eu ficasse mas o Presidente não queria pagar o meu certificado. O mister foi-me mantendo pois tinha a esperança de conseguir convencer o presidente. Chega Dezembro e não houve evolução na situação e decidi sair, pois precisava de outra coisa. Tive também a hipótese Salamanca e eis que surge uma proposta quase irrecusável do Irão, nomeadamente o FC Sanat Naft que estava a lutar pela subida à 1ª divisão e do FC Crato quase em simultâneo. O que me propunham receber no Irão em 3 meses era mais do que recebia em 1 ano em Portugal. Tive uma semana para pensar o que decidir e nem conseguia dormir em condições. Numa 5ª feira o Presidente do clube iraniano enviou-me uma carta em inglês com a passagem de avião incluída e à última hora pesquisei muito sobre o país e clube e confirmei o que já sabia, pois os costumes, cultura e língua iria ser muito estranho para mim e obviamente o dinheiro não é tudo na vida. Informei-me perante 2 amigos meus que jogaram no Irão e disseram-me que é bom para ganhar dinheiro mas não para viver. Entretanto estava a minha sobrinha para nascer. No Palmeiras também ganhava muito bem e vivia bem, logo a minha ida para a Ásia não compensava. Decidi-me pelo FC Crato, pois é muito tranquilo e aqui sinto-me em casa. Não tenho o dinheiro que teria no Irão mas aqui sinto-me muito bem.

BdFCC: Já conhecias o nosso cl
ube? Em termos de adaptação foi difícil?
RG: Não conhecia o Crato. A adaptação foi tranquila, receberam-me todos muito bem. Não estava acostumado
a um meio tão pequeno pois aqui todo o mundo se conhece.


BdFCC: A posição que ocupas na equipa é a que te sentes mais à vontade para desempenhar?
RG: Nestes últimos jogos não, pois tenho feito um pouco do que normalmente faz o Renato Sousa que é um grande jogador e temos sentido a falta dele. Quando tínham
os o Renato Sousa, aí sim, jogo na posição que mais gosto, a de volante como dizemos no Brasil.

BdFCC: Qual a tua opinião acerca do grupo, e todo o universo FC Crato? E a vila Rodrigo, gostas?
RG: O grupo é bom, é um grupo de trabalho com muitos jogadores experientes de 3ª divisão e obviam
ente merecíamos algo melhor do que nos está a acontecer. A estrutura do clube para a divisão em que se encontra é um espectáculo. Ouvi dizer por colegas meus de profissão que na 2ª divisão B os clubes têm condições inferiores às do Crato. Esta estrutura merecia uma divisão superior. Em relação à vila como já referi anteriormente é tranquila, dá para trabalhar, treinar e jogar. Se quiser algo mais em termos de comércio vou a Portalegre.


BdFCC: Na tua óptica o q
ue achas que falhou ou faltou na jornada passada, já que a equipa fez uma 1ª parte aceitável, chegando mesmo na posição de vencedor ao intervalo. Conta-nos o que aconteceu?
RG: O Câmara de Lobos joga muito aberto e o jogo foi muito idêntico ao que se passou cá, apenas o resultado foi diferente infelizmente. Eles falharam um penalti lá e nós falhámos cá. Eles marcam e sofrem muitos golos. Tivemos azar pois no fina
l podíamos ter empatado. Se não estivéssemos nesta situação de necessitar de pontos, tería sido aceitável pois não perdíamos à 6 jogos.

BdFCC: Esta derrota pode afectar o moral da equipa? Qual é o espírito de grupo?
RG: O grupo está confiante, sempre
esteve desde que começou esta série de manutenção. É o desejo de todos e vamos lutar com as mesmas forças. Faltam duas jornadas e está tudo em aberto. Temos de esperar que a FPF se decida quantos clubes descem de divisão. É muito desajeitado da parte da FPF não se saber ainda nesta altura quantos clubes descem de divisão.

BdFCC: Qual a tua opinião acerca da situação de "aflito" qua a equipa atravessa? Manutenção!
Miragem ou possibilidade?
RG: É totalmente possível. Se não fosse já tinhamos ido embora. Se compararmos esta fase com a anterior, seguramente estávamos numa posição bem mais confortável.


BdFCC: Próxima jornada, recepção ao 1º Dezembro, é proibido perder. Queres avançar um prognóstico para o encontro?
RG: É só a vitória, não tem outra
hipótese. A equipa vai lutar como tem feito nesta série de manutenção em busca dos 3 pontos. Já provámos em Sintra contra este adversário e apenas com 7 jogadores em campo o que a equipa é capaz.

BdFCC: Qual a receita para a vitória?
RG: Muito trabalho semanal focado no jogo, nos erros que tivemos lá e não alcançámos a vitória. Procurar corrigir e atacar os pontos fracos deste adversário para alcançar a desejada vitória.


BdFCC: Já conhecias o nosso blog? O que sabes dele?
RG: Sim, já li as entrevistas aos outros colegas. Acho muito interessante pois assim os adeptos conhecem um pouc
o mais da vida particular de cada jogador. É um jornal electrónico da região, informa e mostra muita coisa sobre o clube.

BdFCC: Qual o teu clube favori
to? E em Portugal? Quais os teus ídolos?
RG: Sempre fui Palmeirense. Cá em Portugal gosto do FC Porto porque passei algum tempo no Norte. Gosto ta
mbém do Sporting por causa do Rochemback e porque as cores são idênticas às do Palmeiras. Como ídolos tenho o Edmilson que jogava no Barcelona e actualmente está no Palmeiras, como joga na minha posição e tem semelhanças físicas comigo são outros dos factores porque o admiro. Cá em Portugal gosto muito do Lucho Gonzalez pelo seu estilo de jogo, pensa muito o jogo e entrega muito bem a bola.


BdFCC: Para terminar Rodrigo, deixa uma mensagem aos verdadeiros adeptos do FC Crato?
RG: Acreditem até ao fim no FC Crato e dêem confiança à direcção pois tem feito tudo por tudo para o clube estar numa divisão acima podendo vir a ser um clube importante em Portugal e através disso a região ser conhecida.

Que maravilha termos privado com tão ilustre atleta. Jovem com os pés bem assentes no chão, apesar da sua tenra idade, denota já uma maturidade acima da média, o que faz dele um dos atletas mais valiosos do plantel do FC Crato. Quase que arriscaríamos a dizer que o Rodrigo Gaúcho é o melhor jogador de sempre da história do FC Crato.
Rodrigo é uma enormíssima honra estares entre nós e embora reconheçamos que és de uma galáxia maior, adorávamos ver-te continuar no FC Crato. Muita sorte pessoal e profissional, sao os votos dos amigos do blog dos verdadeiros adeptos do FCC.

Mesmo a terminar, veja este excerto de jogadas do nosso Rodrigo Gaúcho quando jogava no Brasil no Rio Claro, entre outros. É bem visível o despique que teve contra Carlos Alberto (ex-FC Porto) no ano de 2008 defrontando o todo poderoso São Paulo. Disfrute...


3 comentários:

Bancada Central disse...

Rodrigo "Gaucho", pelo nome adivinha-se que temos "craque", e neste caso, não engana (como o algodão, lol).

É um jogador de classe e de outro campeonato, nota-se claramente pela maneira como lê o jogo, como disputa cada lance, sem dúvida um "craque".

Acerca do video, devo dizer que o Carlos Alberto ainda lhe deve doer as canelas (risos), estou a brincar Rodrigo, realmente contas-te-nos uma bela história, que neste caso é nada mais, nada menos, que a da tua vida até hoje.

Para terminar gostaria de te dizer que é uma honra ter-te no nosso clube, fazendo votos para que tenhas o maior sucesso na tua vida profissional, e pessoal.

Um abraço

Bancada Central
(administrador do blog dos verdadeiros adeptos do FC Crato)

Anónimo disse...

Neste meu comentário gostaria de deixar duas notas. A primeira vai para o Rodrigo, que pelo que julgo saber está a escassos meses de deixar o Carto, sendo assim desejo-lhe sucesso no futuro, já que é um jogador para outros voos que não os da 3ª divisão.

Por fim, a outra nota vai para um dos admnistradores do blog que tem feito um trabalho inescedível e empenho à causa CRATENSE.

Muitos parabéns!!!

dugasrodri (Um amigo)

João M. Roma disse...

Rodrigo Gaúcho,excelente organizador de jogo, boa capacidade de passe à distancia e também faz com eficácia o lugar de trinco.
O passe que no jogo de hoje, ante o 1ª de Dezembro, fez para isolar Abayian logo aos 7' só está ao alcance de um verdadeiro craque.
Felicidades para a sua carreira que não tenho qualquer dúvida,será feita num clube de primeiro plano.
Um "luxo" para o historial do FCC, poder dizer que teve nas suas fileiras um jogador desta categoria.
Que pena não ter vindo no início de época !!!