13 de junho de 2010

Análise à lupa da época por João Manuel Roma, o verdadeiro adepto!

"À semelhança do que fiz na época anterior deixo uma análise subjectiva, evidentemente e em que apenas pretendo como verdadeiro adepto do FCC, dar a minha opinião sobre a prestação dos atletas que fizeram parte do nosso plantel e que foram dignos e brilhantes vencedores do Campeonato Distrital e da Taça AF Portalegre, temporada 2009/2010.
A todos um grande abraço e obrigado pela alegria que deram a todos aqueles que gostam do FCC "ÚNICO GRANDE AMOR DE TANTA E TANTA GENTE !!..."
João Manuel Roma"
TEIXEIRA - O guarda redes titular desta equipa, um veterano sempre em forma e que muito contribuiu para o titulo de campeão; foi e ainda é um dos melhores do distrito.

BRUNO COSTA - O guarda redes suplente de Teixeira, sempre que foi chamado a defender as redes cratenses, fê-lo com segurança e confiança.

ELLYSON - Um jovem guarda redes brasileiro de boa pinta, que não teve oportunidade de mostrar o seu valor,encontrou pela frente dois "enormes" guarda redes e já com a época a decorrer regressou ao Brasil.
CLODOALDO - Um excelente defesa central experiente e pendular, um baluarte e um garante no eixo da defensiva do FCC, bom no jogo aéreo ( que lhe valeu alguns golos) e de forte pontapé nas bolas paradas.
FILIPE ROMÃO - Lateral, central ou trinco, esteve esta época bastante melhor do que na época transacta em que as lesões não o largaram. A sua experiência faz dele um atleta polivalente sempre útil a qualquer treinador.
VICTOR SILVA - Um lateral esquerdo do melhor que passou pelo Crato. Bom sentido posicional e muito bom a explorar o flanco, uma mais valia nesta equipa de campeões.
BETO CEIA - lateral pouco utilizado sem grandes oportunidades para mostrar o seu valor.
BRUNO CONCHINHAS -Grande época ! Um lateral moderno, bom a defender e melhor a atacar, predicados que fazem dele um dos melhores laterais do distrito.
PEDRO MOREIRA - A sua classe e experiência foram as armas que usou para se impôr como o grande patrão da defesa do FCC; raramente falhou e quando falhou a defesa abanou mesmo...
SERGIO DELGADO- Pouco jogou, pois foi dispensado no inicio da época, no entanto revelou enquanto esteve no FCC ser um belissimo jogador.
MARIO MORENO- Jovem defesa central, não conseguiu impôr o seu futebol...acabou dispensado a meio da época.
LUIS RICARDO ( CIENTISTA ) - Dispensa adjectivação...quer como jogador, quer como treinador adjunto, funções que esta época desempenhou exemplarmente, incentivando sempre, com o seu carisma e forma de estar, para que os jogadores dessem sempre o máximo e o seu melhor.
JOEL - Um jogador da casa, pouco utilizado, mas sempre com o empenho e o brio que lhe são peculiares.
RENATO SOUSA - Um jogador sem igual, nunca vi em anos e anos de futebol um jogador com a fibra, a garra e a entrega deste jogador....não me canso de o dizer: Até onde poderia ter ido !!??....
INDIO - Desempenhou este ano as funções de treinador jogador, como treinador conseguiu o seu objectivo ( ser campeão ), como jogador , pese o facto de manter intactas todas as suas faculdades técnicas que fizeram dele, durante várias épocas o melhor jogador do distrito de Portalegre, a condição fisica  ( a idade não perdoa...) já não será a melhor, mas mesmo assim ainda deu o seu importante contributo à equipa na manobra de meio campo, impondo sempre aquela velha máxima de que quem sabe...não esquece.
RENATO CASTELINHO - Pouco utilizado, esperava-se mais dele, ainda não foi esta época que deu o "salto" para a titularidade.
JOÃO RAPOSO - Pouco visto e menos utilizado, embora no plantel.
PEDRO RAMOS - Grande jogador ! Um médio centro de categoria elevadissima, daqueles que coloca a bola onde coloca os olhos....outro jogador do melhor que passou pelo plantel do FCC.
LUIS BAGORRO - Outro grande jogador, teve a infelicidade de fracturar uma perna, numa altura em que impunha o seu futebol e toda a sua capacidade de luta. Grande futuro à sua frente.
DAVIDE MASSIDE - Na minha opinião o jogador que mais desiquilibra a favor do FCC. Excelente na forma (única  e sui-generis) como parte para cima do defesa contrário, na forma como progride no terreno com a bola nos pés. Uma época de grande nível e um jogador do melhor que tive oportunidade de ver e que claramente está a mais nestes campeonatos distritais.
CASCAVEL - Também esta época esteve acima do que rendeu na época passada. Um jogador sem o fulgor de outros tempos em que utilizava a velocidade como a sua principal arma e que hoje em face de alguma veterania já vai trocando essa velocidade pela experiencia adquirida.Um dos mais utilizados pelo treinador ,Indio.
MAURIZIO VASHETTO - Um jogador de grande classe que também regressou ao seu país ( Argentina) a meio da época, deixando um rasto de categoria e saudade naqueles que apreciam o bom futebol.
BILLY - Grande temporada , velocidade e técnica fazem dele um dos melhores extremos do distrital e aquele que mais facilidade tem em aparecer isolado na cara dos guarda redes contrários.Tem todas as condições para ir muito mais longe....
NUNO ALEMÃO - Um experiente ponta de lança, que não rendeu o que podia e sabia, à conta de uma arreliadora lesão que o apoquentou praticamente toda a época. Mesmo assim a sua experiencia foi útil em alguns jogos.
DIOGO TAVARES - Foi o jogador revelação da temporada, depois de uma grave lesão foi ganhando confiança e a sua velocidade e a capacidade de ir à linha cruzar "à moda antiga", fizeram dele um jogador importantissimo na manobra ofensiva do FCC.
SANTANA MAIA -Um ponta de lança, excelente no jogo aéreo e que nem sempre foi compreendido pela "aficcion" é no entanto um ponta de lança com caracteristicas muito próprias, daqueles que resolvem jogos ( e quantos resolveu....) sem dar muito nas vistas.
DUARTE - Defesa central sem grandes oportunidades para mostrar o seu valor, ingressou no plantel já com a época a decorrer.
RENATO GAÚCHO - Um cabeça de área á moda do Brasil, de grande capacidade técnica e bom poder de remate, regressou ao seu país ( Brasil) a meio da época.
ROBINHO - Outro que regressou ao Brasil a meio da época, mas que não deixou dúvidas a ninguém quanto à sua categoria, já que tinha futebol para dar e vender....
ALLAIN - Menos utilizado que os seus compatriotas brasileiros, também acabou por ser dispensado a um clube dos Açores.
EMILIANO SALLA - Argentino, 18 anos, ainda júnior, fez apenas e salvo erro dois jogos pelo FCC, por questões de vária ordem viu-se obrigado a regressar à Argentina. Um ponta de lança que não engana e que todos os que tiveram oportunidade de o ter visto jogar, recordarão como um jovem de grande valor e com largo futuro à sua frente, a sua capacidade de impulsão e as mudanças de velocidade que imprimia à sua forma de jogar, fariam dele (não tenho qualquer dúvida ) esta época o melhor ponta de lança do campeonato distrital.
TIAGO CRESPO - Um adjunto de Indio , que tive oportunidade de acompanhar de perto ao longo dos jogos e sobre o qual tenho a melhor das opiniões no que respeita ao seu trabalho e à dedicação como o fazia.
JOSE EDUARDO MAIA- O outro adjunto de Indio, também muito importante no seu trabalho de campo e com excelente contributo para o titulo conquistado.

Sem comentários: